Para que melhorias sejam realizadas na via é necessário o diálogo e aprovação do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Toledo. Nesse sentido, a Secretaria de Habitação e Urbanismo prepara projeto para ser apresentado e debatido pelo órgão.
Segundo o secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Colla Januário, após uma reunião com a Secretaria da Cultura, o prefeito Beto Lunitti determinou que fosse criada uma comissão para verificar quais intervenções poderão ser realizadas no trecho protegido pelo tombamento histórico. “Nossa intenção é fazer uma revitalização e incluir iluminação moderna na rua. Mas é preciso cuidados específicos no manuseio das pedras, é preciso de um profissional com qualificação técnica na área de restauração para orientar quais são as formas de fazermos essas intervenções sem descaracterizar a originalidade desse patrimônio, a concepção arquitetônica e todas as características que a tornam patrimônio histórico do município”, esclarece Igor Colla Januário.
O secretário disse ainda que já existe um estudo sobre a intervenção que se pretende fazer para que possa ser apresentado ao Conselho de Cultura e que tão logo alguns detalhes sejam definidos juntamente com a Secretaria de Cultura a proposta de melhoria e conservação será apresentada ao CMPC. “Nosso propósito é que haja um diálogo entre a Secretaria de Habitação e Urbanismo, junto com a Secretaria de Cultura e o Conselho para que o projeto respeite a originalidade e ao mesmo tempo possamos respeitar e preservar adequadamente a nossa história”, pontuou a secretária de Cultura, Rosselane Giordani.
Rua 7 de Setembro vira patrimônio histórico de Toledo
Uma das mais antigas e conhecidas ruas de Toledo, a 7 de Setembro, ganhou esse nome em alusão ao Feriado Nacional em que é comemorado a Independência do Brasil, ocorrida em 1822. Devido à sua importância e representatividade histórica para o município, ela foi declarada como patrimônio histórico de Toledo pelo Decreto Nº 140, de 25 de outubro de 2005. O livro “Ruas de Toledo” conta detalhes sobre os primeiros moradores, os primeiros comerciantes e todo o cenário da colonização da cidade por meio desse trecho.
Assim que foi definida a área urbanística inicial de Toledo, houve a derrubada da mata para dar início às construções das casas. Padre Antônio Patuí tomava frente às iniciativas e tinha pressa. Em 1947, mediu uma quadra onde seria construída a primeira Igreja Católica e a primeira escola, hoje Colégio Incomar, e assim surgiu a Rua 7 de Setembro.
Após várias construções históricas e simbólicas para a história do município, mais tarde a rua recebeu postes de iluminação, calçadas e estacionamento. Foi pavimentada com pedras irregulares na gestão do prefeito Egon Pudell, entre 1956 e 1960, sendo uma das primeiras vias públicas a receber esta melhoria. Esta pavimentação é mantida neste trecho tombado como patrimônio histórico.
Conforme registros históricos, foi o Padre Antônio Patuí quem estipulou a largura das primeiras ruas e o tamanho da quadra inicial, fazendo as medições com o auxílio de cordas comuns, começando pelo trecho onde foi construída a primeira igreja católica.