As 600 vagas criadas nos CMEIs de Toledo, ainda não foram preenchidas na totalidade. O motivo é a dificuldade de localização dos pais ou responsáveis das crianças, o que obriga a Secretaria de Educação a publicar edital e paralisar o chamamento até expirar o prazo estabelecido. O chamamento em andamento é dos cadastros realizados até dezembro de 2014. Já estão matriculadas 370 crianças, mas o chamamento está em 430.
Os pais que estão com crianças na fila de espera, devem ficar atentos ao chamamento, alertou a secretária de Educação, Tania de Grandi. “Nós estamos chamando as crianças que foram inscritas até o final de 2014”, contou. Porém, o que está atrasando no chamamento das demais crianças, é o cadastro desatualizado dos responsáveis. “É importante que eles fiquem atentos ao Órgão Oficial, à publicação mensal da nossa lista e em caso de dúvida entre em contato com a Secretaria de Educação, através do 3252-4245, que nós estamos orientando e atendendo diariamente”, disse.
É importante que os responsáveis mantenham atualizado o cadastro da criança. “Caso haja mudança de endereço ou telefone é importante que os pais venham até a Secretaria de Educação, ou liguem e informem essa mudança”, disse.
A Secretaria de Educação faz o primeiro contato com os responsáveis e eles têm uma semana para ir até a sede para retirar o protocolo de matrícula. Caso os responsáveis não fizerem o protocolo, há um prazo de 30 dias para os pais se manifestarem e se não acontecer, a Secretaria continua o chamamento.
A secretária argumentou que devido à demora e dificuldade de encontrar os responsáveis, o chamamento de outras crianças atrasou. “Como não encontramos os responsáveis, atrasou o ingresso das crianças nos CMEIs. Nós temos todo o cuidado de dar esse tempo, chamarmos e publicarmos novamente, conforme acordamos com a Promotoria Pública, em promoção à educação em um período de 30 dias, depois disso, eles saem da lista e terão que fazer um novo cadastramento”, afirmou.