Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

Mais de 300 pessoas compareceram a abertura oficial do Acampamento Farroupilha

O acendimento da Chama Crioula deu início às atividades, seguido da Missa Crioula. A noite também foi de homenagens para os adeptos da tradição gaúcha em Toledo

09/09/2015 - 17:47


Mais de 300 pessoas compareceram a abertura do Acampamento Farroupilha, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. O Acampamento de 600 metros quadrados faz parte das comemorações da 7ª Semana Farroupilha do município de Toledo, que iniciou no dia 4 de setembro e segue até o dia 13, com diversas atrações. Na noite de ontem, dia 8, o acendimento da Chama Crioula deu início às atividades, seguido da Missa Crioula, a primeira sem o Padre Raulino Cavaglieri, que foi homenageado na ocasião. Os presentes acompanharam os cantos do Grupo Chamamento e a celebração do Frei Vonibaldo Freder.



A noite também foi de homenagens para os adeptos da tradição gaúcha em Toledo. Entre eles, o comunicador Jandir Deon, que desde 1973 divulga o tradicionalismo nos programas de rádio e TV locais. O prefeito Beto Lunitti também recebeu uma lembrança, confeccionada por Airton Ferreira. “Me sinto honrado pela homenagem e muito feliz com mais esta edição da Semana Farroupilha em Toledo. Acredito que tudo se resuma em uma palavra: cultivar, seja a indumentária, as ferramentas, a culinária, a música, aquilo que o gaúcho pensa e faz. Trazer para o nosso dia a dia, o lema que sempre foi importante para esta cultura: liberdade, igualdade e humanidade”, complementou o prefeito Beto Lunitti.



Após as homenagens, o grupo “Oh! de Casa” fez com que o tablado do acampamento fosse tomado pelos visitantes, que dançaram os ritmos gaúchos alegremente. No fim da noite, uma roda com duas gaitas tocadas pelos músicos Anderson Strefling e Douglas Gonalves encerrou a programação do dia.

Quem foi até o local, aprovou. “Minha família toda sempre participa da Semana Farroupilha. Está tudo muito lindo. Acompanhamos o tradicionalismo gaúcho há muitos anos e meu marido é inclusive, o responsável pelos bolinhos das 6h da manhã, do café campeiro”, disse Ivonete Mass, visitante do Acampamento.

Atividades

No local, além dos estandes dos organizadores: ambos os Centros de Tradições Gaúchas de Toledo, Marca de Casco e Rancho do Gaúcho, há exposição de pequenos animais e de utensílios usados pelos gaúchos ao longo da história. Segundo o organizador Airton Ferreira, os gaúchos trouxeram para o Paraná, cavalos, galinhas, gado leiteiro, pois não tinham por aqui. “Todos faziam parte do dia a dia, se misturando com o próprio rancho”, complementou.

Já a secretária de Cultura, Rosselane Giordani, aproveitou para convidar o público para conferir a programação da Semana Farroupilha. “Todos que se interessarem em conhecer um pouquinho desta cultura tão rica, podem acompanhar as atividades do Acampamento Farroupilha, cujo acesso é totalmente gratuito. Todos os dias contam com atrações, até  dia 13. No sábado, por exemplo, o CTG Chama Crioula promove um jantar dançante e no domingo, todos podem participar do churrasco comunitário, basta trazer a carne”, finalizou Rosselane.

Apoio e Patrocínio

A realização da Semana Farroupilha de Toledo é do município de Toledo, organizada pela Secretaria de Cultura, o CTG Chama Crioula, CTG Estância da Liberdade e a Comitiva Marca de Casco. O patrocínio é do Sicoob Oeste, da Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) campus Toledo, Erva Mate Valério, Hotel Nayru, Recanto do Gaúcho e Vence Tudo. Também conta com o apoio dos programas tradicionalistas: Entardecer nos Pampas, Pampa na Garupa, A Hora do Chimarrão, Galpão de Estância, Saudade da Minha Terra, Brasil de Bombacha, Rio Grande de todos os Tempos, do Jornal Gazeta de Toledo e Colégio La Salle.

 

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px