Nesta quinta-feira (10) a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Saúde, integrou duas novas médicas à rede municipal de saúde. As duas profissionais irão complementar o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento Ivo José Alves da Rocha, a UPA da Vila Becker. Com as novas contratações, a UPA passará a ter 37 médicos disponíveis para a população de Toledo e região.
As novas médicas, Maria Eduarda Debiazzi Bombardelli e Stêfani Isabela Miglioranza, são de Toledo, mas graduadas fora do município. Maria é formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, e Stêfani é formada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, em Criciúma, Santa Catarina. De acordo com a secretária de Saúde, Denise Campos, a contratação vai reforçar o atendimento médico no município. “As novas servidoras irão auxiliar a mantermos e a qualificarmos ainda mais o atendimento na UPA, não deixando qualquer dúvida sobre a prestação de serviços”, comentou Denise.
O momento é especial do ponto de vista da saúde municipal. De acordo com o prefeito Beto Lunitti, a ação agrega ainda mais o valor do curso de medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Toledo. “Com o curso de Medicina no município, não haverá mais a necessidade das pessoas irem para outra localidade e depois voltarem para atuar em Toledo. Com a Universidade, teremos aqui uma escola pública gratuita para a família toledana”, destacou o prefeito.
Beto ainda chamou atenção para o vestibular de Medicina. “Dentro deste contexto queremos disseminar tamanho interesse pela ciência, em especial a medicina, para que possamos ocupar as vagas disponíveis no vestibular, que acontecerá dia 08 de novembro. Portanto, futuros médicos, se debrucem aos estudos para que possam trabalhar em suas cidades perto de suas famílias e para que também possam cuidar de pessoas que vocês gostem”, finalizou.