Em uma cerimônia rápida o prefeito Beto Lunitti reafirmou a confiança no trabalho da equipe na construção do Plano Diretor e destacou o aspecto democrático do Plano. “Este plano será o mais democrático já feito, pois estamos abrindo as portas para a sociedade participar. Não estamos fazendo dentro do prédio da prefeitura, é um campo neutro, aberto a população. Discutir e trabalhar o Plano externamente tem um simbolismo pela participação das pessoas, é um espaço democrático. O objetivo é que nos aprimoremos enquanto cidadãos e sociedade”.
O prefeito enfatizou que a participação da sociedade da maior realismo ao planejamento. “Neste Plano Diretor ninguém é dono da verdade, queremos ouvir e compreender o que a sociedade pensa, para projetarmos o desenvolvimento para os próximos 35 anos”. Ele ressaltou que o Plano quer entender o que foi feito até o momento, para projetar o futuro. “Precisamos entender e compreender como podemos ocupar os espaços urbanos que ainda não foram ocupados, como organizar as vias urbanas, de que forma ocuparmos o solo e aí tudo isso conectado com as políticas desenvolvimento social e econômico. A vida das pessoas não se traduz apenas nos aspectos econômico, somos um todo, culturalmente e socialmente. O Plano Diretor se propõe a discutir tudo isso, por isso, seu pilar em sete eixos”.
O secretário de Planejamento Estratégico da Prefeitura e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Acompanhamento do Plano Diretor, Jadyr Donin, explica que os trabalhos na Casa acontecem desde abril e são norteados por sete eixos temáticos.“Os eixos são economia, educação e cultura, saúde, esportes e lazer, desenvolvimento social, urbanismo e meio ambiente. O tema deste Plano Diretor é Toledo 2050 – Projetando Toledo para os próximos 35 anos” .
Jadyr Donin explica que as equipes dos eixos temáticos estão com os trabalhos adiantados. “Já fizeram um levantamento histórico de 1946 até então, resgatando a história para projetar o futuro, agora vamos para as proposições de desenvolvimento urbano e posteriormente toda a parte legislativa”.
O secretário disse que o trabalho realizado até o momento e as propostas da sociedade civil que atendem os preceitos legais serão submetidos a uma audiência pública. “Estamos fazendo um trabalho estritamente técnico e a Casa está aberta a toda a população. No dia 29 de setembro levaremos as propostas trabalhadas até agora para uma audiência pública para apreciação da população”.
Após a audiência as propostas serão mais uma vez avaliadas. “As propostas serão levadas a pequenas reuniões na comunidades e no dia 19 de novembro faremos uma audiência pública, para aprovar, uma versão final do Plano Diretor e aí então, até início de dezembro, levaremos a Câmara de Vereadores, para o trabalho legislativo”.
A Casa do Plano Diretor fica na rua Guarani, 2928 - Jardim La Salle.