A paranaense de Toledo Cintya Oliveira garantiu nesta sexta-feira, 11, mais uma vitória na disputa de simples da categoria na SU5 no Campeonato Mundial de Parabadminton, em Stoke Mandeville na Inglaterra. O triunfo contra a atleta japonesa, que acabou sofrendo uma torção no tornozelo, garantiu a paranaense o primeiro lugar em sua chave e aumentou as chances de disputar uma medalha em seu segundo Mundial.
Para o técnico Fábio Bento, essa não era a melhor forma para a atleta avançar na competição, mas faz parte do esporte. Por outro lado, com a vaga na segunda fase, Cintya já garante seu melhor resultado em Mundiais, embora possa ir ainda mais longe. “Foi um resultado importante que nos coloca em boa posição na competição, mas devemos ressaltar que daqui para a frente, os confrontos serão mais difíceis”, disse o técnico brasileiro Fábio Bento.
Além de Cintya, a seleção brasileira também conta com outros dois atletas de Toledo – Leonardo Zuffo, da categoria SL3 e Breno Johann da categoria SL4. Os dois para-atletas entram em quadra ainda nesta sexta-feira. Cintya só volta a jogar neste sábado, 12, e se confirmar seus compromissos com vitórias poderá disputar uma medalha no domingo, último dia de disputas.
A psicóloga Elisa Mara da Silva, de Toledo, também faz parte da comissão técnica da seleção brasileira, na Inglaterra.
O Parabadminton de Toledo é desenvolvido na parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, Prefeitura de Toledo, Universidade Paranaense – Unipar, Atacar e conta com apoio do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação de Toledo (STIA), Athus Idiomas, Fisk, On Life Viagens, Planeta Idiomas, Wizard, Bem Lev – Comida Saudável, Apoio Clínica Integrada e Gradual Fisioterapia.
- Texto e foto de Silmar Ramos.