Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Capacitação deve contribuir para os atendimentos de urgência e emergência na UPA

A Secretaria de Saúde irá capacitar 28 médicos e enfermeiros da UPA com o curso ACLS – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia.

11/09/2015 - 18:23


O Fundo Municipal de Saúde de Toledo firmou contrato com o Centro Médico de Emergência de Porto Alegre, vencedor do Pregão 197/15, para a contratação do curso “ACLS – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia”. A capacitação será fornecida aos profissionais de saúde – médicos e enfermeiros – da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com o objetivo de melhorar e padronizar o atendimento na sala de urgência e emergência.
A capacitação será oferecida para 28 profissionais de saúde da UPA e terá 16 horas/aula de carga horária entre teoria e prática. Para normatizar e sistematizar o atendimento de parada cardiorrespiratória e o atendimento cardiológico de urgência e emergência de acordo com as diretrizes da American Heart Association (criadora da metodologia) serão abordados os seguintes temas: Arritmias; desfibrilação; marca-passo cardíaco; técnicas intravenosas; famacologia cardiovascular; síndromes coronarianas; acidente vascular cerebral; ressuscitação cerebral; aspectos éticos; técnicas de ventilação com e sem equipamentos; ressuscitação cardiorrespiratória; desobstrução de vias aéreas em adultos; e treinamento em desfibriladores semiautomáticos.
A diretora da UPA, Vânia Feltrin Gonçalez, explicou que o programa irá contemplar aulas teóricas e treinamentos práticos, sendo que o treinamento prático das manobras avançadas de suporte a vida utilizará manequins especialmente para a finalidade. A Secretaria de Saúde está investindo R$39.200,00 para a capacitação dos servidores da Unidade de Pronto Atendimento.
“O curso vem pra aprimorar nosso atendimento na urgência e emergência, principalmente dos pacientes mais graves. O curso será um norte para seguirmos os protocolos no atendimento aos pacientes mais graves na sala de emergência, proporcionando assim, tanto para os médicos, quanto para os enfermeiros, uma maior agilidade e segurança na prestação do atendimento”, explanou Vânia.
Segundo a diretora, com a unificação do protocolo o paciente cardiológico, por exemplo, vai ser atendido da mesma forma, independente do profissional de saúde, unificando o mesmo protocolo de atendimento. “Tanto pra equipe, quanto para os usuários que venham a necessitar, o ACLS aperfeiçoa o atendimento e proporciona o salvamento de vidas com maior agilidade”, diz a diretora.
 
Equipe elogia a capacitação
 
Para o médico Oliveiros Petracca Junior, que realiza atendimentos na UPA, é fundamental as pessoas que trabalham na área de urgência e emergência se atualizarem constantemente, pois “quem tem mais a ganhar é a população. Eu já fiz esse curso em outras ocasiões, é um curso que você precisa renovar a cada quatro anos e a função dele é demonstrar como você deve agir nos atendimentos. É a forma de aprender o protocolo para ser usado em situação de emergência”, comenta o profissional da medicina.
“O protocolo diz como agir em qualquer situação, como crise convulsiva, asma, doenças cardiológicas, diabetes, parada cardíaca, AVC. O curso é pra você aprender a fazer o protocolo e que todos falem a mesma língua durante o atendimento para que se tenha o tempo/resposta mais rápido e um tratamento mais eficaz”, explica o médico Oliveiros.
O curso deverá ser ministrado na Escola Municipal de Administração Pública, que também fornecerá os certificados aos alunos aprovados  na avaliação prática e teórica, e será realizado nos dias 26 e 27 de setembro.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px