Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Novo método de cálculo reduz vagas de internamento em Maripá

A medida baixada pelo Ministério da Saúde que reduz o número de internamentos pelo Sistema Único da Saúde (SUS) em hospitais municipais ou credenciados ao SUS deve ser colocada em prática ainda no primeiro semestre desse ano e deve afetar todos os pequenos municípios da Região Oeste do Paraná, atingindo também o município de Maripá.  Com isso o número de AIHs (Autorizações de Internamentos Hospitalares) será reduzido. “A redução não é uma determinação do Município”, salienta a Secretária de Saúde de Maripá, Sônia Wagner.

02/05/2011 - 15:16


Responsabilidade
A secretária de Saúde explica que redução de AIHs está sendo executada pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), que mudou o método para calcular o número de internamentos pelo SUS permitidos para cada município. “Com base nos números do Censo do IBGE de 2010, os índices de internamento custeados pelo Governo Federal serão reduzidos dos atuais 8% para 7,5% da população”, explica a secretária de Saúde.
Redução
Devido à nova forma de cálculo, Maripá teve o número de internamentos reduzidos de 39 para 36 por mês. “Antes tínhamos 35 AIHs para o hospital de Maripá e quatro para encaminhamentos a outros municípios para atendimento de média e alta complexidade, mas devido ao monitoramento feito pelo Estado e à série história de internamentos de média e alta complexidade, Maripá ficou com 16 AIHs para encaminhamentos a outros municípios e 20 AIHs para os atendimentos no hospital local”, salienta a secretária.
Ela reitera que a redução foi uma determinação do Governo federal, até porque as AIHs são programadas e pagas pela Secretaria Estadual de Saúde, de acordo com o Termo de Compromisso de Gestão Municipal (TCG), assinado em 2007, que define como responsabilidade do Município a Atenção Básica em Saúde, ficando para o Estado o atendimento de média e alta complexidade.

 

Da Assessoria - Maripá

Sem nome %281144 x 250 px%29