Em quadra, os atletas dão o máximo pela vitória. Já na cozinha, são os pais que protagonizam. Eles são responsáveis pelo produção de toda a alimentação de cerca de 150 atletas durante o Campeonato Estadual de Basquetebol Sub 13 e Sub 19 Masculino. A competição acontece em Toledo até a quinta-feira (17).
A equipe da Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol) disputa em ambas categorias em busca da primeira colocação. Enquanto torcem pelos filhos, os pais se dividem nas tarefas da cozinha, que garantem a alimentação da garotada. “Não é fácil. A gente reveza entre torcer e trabalhar para que tudo de certo. O principal é garantir que eles tenham energia para competir”, explicou a vice-presidente da Abatol, Hercília Aquino.
A competição é realizada no Ginásio de Esportes Jaime Zeni e o refeitório fica anexo, na sede da Abatol. Diariamente são servidos aproximadamente 450 refeições, incluindo café da manhã, almoço e janta. Para garantir a produção de tudo isso, cerca de 20 pessoas, entre pais e atletas da categoria adulto, ajudam no serviço. “Todos os pais Abatol trabalham fora e revezam no contraturno”.
Já os alimentos são fruto de doações. Na última semana a Associação Atlética de Engenharia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) arrecadou e repassou à Abatol centenas de alimentos não perecíveis. “É sempre bom ajudar o próximo. Nós promovemos um evento e pedimos a doação de um quilo de alimento para entrada. A gente pesquisou e descobriu que a Abatol precisava da doação”, explicou o Presidente da Atlética de Engenharia da Unioeste, Diego Topan.
Todos os recursos arrecadados com a venda das refeições diárias devem auxiliar as ações da Abatol. “São essas ações, integradas com o apoio dos nossos patrocinadores e da Secretaria de Esportes e Lazer, que garantem recursos para a continuidade do projeto”, finalizou o presidente da Abatol, Vandir Manfrin.
Doação
A Associação Atlética de Engenharia da Unioeste é multi campi e envolve 22 modalidades, além das Teenleaders. Os integrantes participam de jogos e promovem eventos, além de desenvolverem ações de responsabilidade social, a exemplo da doação de alimentos para a Abatol. Segundo o presidente, Diego Topan, o objetivo é, também, divulgar o trabalho da Associação Atlética. “Queremos que as pessoas conheçam e entendam o trabalho da Atlética, que está crescendo muito. Só em Toledo já existem sete”.
Abatol
A Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol) é uma instituição sem fins lucrativos que, junto com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), promove a modalidade no município, por meio do trabalho voluntário de pais, professores e colaboradores. Já são quinze anos de trabalho coletivo em prol de crianças e adolescentes. Atualmente o projeto conta com 16 pontos de treinamento em Toledo, onde aproximadamente 600 meninos não só aprendem a prática da modalidade, mas também são incentivados a terem hábitos saudáveis.