Na quarta (16) o secretário de Meio Ambiente, Leoclides Bisognin, juntamente com a gestora de Educação Ambiental, Tânia Iakovacz, estiveram no auditório da FASUL para a entrega das cartilhas do material educativo ‘Too Entendendo a Bicharada’ ao Núcleo Regional de Educação (NRE). Na ocasião participaram também diretores de colégios estaduais de Maripá, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu.
Este projeto objetiva sensibilizar, informar e motivar os cidadãos a adotarem uma postura de respeito e proteção à diversidade biológica presente no meio urbano. Serão distribuídos 400 exemplares nos colégios estaduais do município. “É necessário que os professores do estado conheçam a cartilha porque é um material de apoio e pesquisa. O propósito é fazer o educador trabalhar com os alunos para sensibilizá-los sobre a importância dos parques urbanos e respeitar os animais silvestres”, explicou Tânia.
Para a coordenadora de Educação Ambiental do NRE, Cristina Janjar, as cartilhas auxiliam o professor na sala de aula. “As cartilhas servirão tanto de base para os professores utilizarem como pesquisa quanto para os alunos na realização de trabalhos nas disciplinas de ciências, biologia, geografia e educação ambiental.”, informou.
De acordo com Bisognin a cartilha apresenta uma linguagem simples e objetiva e contempla ainda instruções, números e entidades responsáveis pela gestão e fiscalização ambiental. “É um material didático que poderá ser utilizado pelos educadores ambientais e professores de ensino fundamental e médio, por ser rico em imagens e textos fácies de serem lidos e compreendidos por jovens e adolescentes. Servindo ainda de base para estimulo de pesquisas acadêmicas”, afirmou.