Virada Cultural 2015 de Toledo acontece este ano entre os dias oito e 15 de novembro. As atividades serão realizadas no Parque Ecológico Diva Paim Bartm, Teatro Municipal, CEU das Artes, Biblioteca Pública e Museu Histórico Willy Barth. Envolvendo artistas de diversos segmentos culturais, a ação acontecerá pelo quarto ano consecutivo no município. A atividade contará com dois palcos, três shows no sábado e três no domingo, além de diversas atrações durante todos os oito dias de evento.
As atividades já começarão a partir do domingo, dia oito de novembro, com atividades no CEU das Artes. “Nós teremos batalha de break, oficinas de danças, cinema para as crianças, além de outras atividades culturais”, contou a secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani. As ações continuam no dia nove, com um festival de arte para os idosos do município no Teatro Municipal.
Já do dia 10 até o dia 13, o Teatro Municipal receberá atividades realizadas com as crianças da rede municipal de ensino. “O evento está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação. Será a ação Arte, Luz, Ponto e Ação, que será uma atividade do esquenta da Virada Cultural”, contou Rosselane.
E para os amantes da música, haverá, no Parque Ecológico Diva Paim Barth a partir do dia 13, um Festival de Rock com bandas do município e também da região. Além disso, também serão feitas atividades do esquenta da Virada em locais como a Feira do Produtor, nas praças do município, no terminal urbano, entre outros pontos que terão apresentações artísticas.
A partir de sábado acontecem às atividades culturais no Parque Ecológico Diva Paim Barth e continuam no Teatro Municipal. “Haverá apresentações artísticas que vão desde circo, bandas, hip hop, entre outras”, comentou a secretária. Rosselane ainda revelou que este ano há uma novidade. “No dia primeiro de outubro nós inauguraremos o Museu Histórico Willy Barth.Então, integrando a programação da Virada, neste ano nós iremos realizar uma noite no museu, que é uma atividade voltada para as crianças. Assim, este ano o acantonamento acontecerá no museu histórico”, revelou.
Já as atividades que serão realizadas na Biblioteca Pública, que serão feitas principalmente com as crianças, haverá conversa com escritores, contação de histórias, entre outras.
Edital
O edital para participação das bandas e grupos artísticos será lançado pela Secretaria da Cultura no final do mês de setembro. “Poderão participar artistas de Toledo e também da região. É isso que queremos, mostrar os artistas do nosso município e também regionais”, falou Rosselane.
Contratação de Artistas
Segundo a secretária de Cultura de Toledo a pasta já está em processo de contratação de algumas bandas locais que irão tocar durante as atividades da Virada Cultural. “Nós ainda não podemos divulgar o nome, pois ainda estamos nesse processo de encaminhamento administrativo. Mas provavelmente na primeira quinzena de outubro nós já estaremos divulgando quem serão os artistas que irão se apresentar na Virada Cultural”, contou Rosselane.
Parcerias
Nas outras edições da Virada Cultural, Toledo, assim como os outros municípios que realizam a atividade, sempre teve o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. “Porém, este ano, devido a um corte, do ajuste fiscal, a Secretaria de Estado não irá aportar recursos para os municípios realizarem a Virada”, expos Rosselane.
Entretanto, a secretária acrescentou que mesmo sem os recursos oriundos do Governo do Estado, Toledo realizará a Virada. “É um momento de visibilidade da efervescência cultural que acontece no município de Toledo. Então a gente tem que dar visibilidade para os nossos artistas locais e regionais”, afirmou a secretária.
Rosselane ainda destacou que com a verba que o município tem para investir na Virada Cultural 2015, poderia ser contratado um show de renome nacional. “Porém, nós preferimos contratar bandas e artistas da nossa região, dando visibilidade aos nossos talentos”, finalizou.