Aproximadamente 30 mil pessoas passaram pela 42ª Festa Nacional do Porco Assado no Rolete, no Clube de Caça e Pesca. Considerada Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do município de Toledo, foram preparados mais de 300 suínos, que pesavam entre 28 e 30 quilos cada, neste último domingo, dia 20 de setembro. Criada em 1974, a partir de um desafio entre amigos de assar um porco inteiro, a festa, que já virou tradição, atraiu visitantes de todo o Brasil e de países vizinhos. Ao todo, 130 estandes movimentaram a festa.
Segundo a presidente do Clube Caça e Pesca, Lorilda Jussara Grossi Bolson, o momento é de agradecer a todos pela participação. “Mais uma edição de sucesso. Agradeço, em nome do Clube, a todas as empresas, parceiros, apoiadores e principalmente ao público que veio conferir e provar o Porco Assado no Rolete este ano”, disse. Lorilda está no segundo ano de seu mandato como presidente, sendo a primeira mulher a assumir o cargo em 45 anos de existência do Clube. “É uma honra, enquanto mulher, estar na organização dessa grandiosa festa”, complementou.
Quem também veio conferir o evento, foi o deputado federal Sérgio Souza, que veio acompanhado do filho e da esposa. “Já é o quarto ano consecutivo que venho participar dessa festa maravilhosa em Toledo. Tanto é, que este ano pude até participar da degustação. Primeiro acompanhei os demais avaliadores pelos estandes e depois pude provar o porco assado no rolete dos concorrentes”, contou Souza. Além disso, o deputado falou do compromisso que tem com Toledo e das ações voltadas para o município, que envolvem também, o combate ao fracking. “O que essa região tem de mais valioso é sua terra, produção e diversidade econômica que vem em grande parte, do meio rural. Não se pode perder isso permitindo que o fracking (exploração do gás de xisto por faturamento hidráulico) ocorra. O ganho econômico momentâneo pode acontecer, mas e as futuras gerações? É preciso pensar nisso. Manteremos, portanto, a frente de combate ao fracking”, acrescentou.
Já para o prefeito Beto Lunitti, é gratificante para o município, que hoje é a nona economia do Estado do Paraná, poder contar com uma festa dessa magnitude. “O prato é realmente fantástico, a organização do evento que é do Clube de Caça e Pesca também. Além da gastronomia, a festa que é tão tradicional, também mostra toda a potencialidade do município, da sua economia. Tanto é, que quando a festa completou 40 anos, nós a tornamos Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Município”, finalizou.
Concurso
O ápice da festa, de acordo com os organizadores, foi o Concurso do Porco Assado no Rolete. Neste ano, dez participantes concorreram nas categorias de melhor porco, melhor recheio e melhor estande. A grande vencedora foi a empresa Furgões Rossi de Toledo, que obteve o primeiro lugar em todas as categorias. Além desta competição, a atenção também foi voltada para a Rainha da Festa do Porco Assado no Rolete 2015, Daniela Kaiomi Quevedo, a 1ª Princesa Emili Magalhães Dias e a Miss Simpatia, Daiany Nascimento, eleitas no fim do mês de agosto.