O Movimento tem por objetivo a preparação do empresário para atrair o consumidor para sua empresa, melhorando o atendimento, oferecendo produtos diferenciados, e também, que o espaço do pequeno negócio seja atrativo para o consumidor. Por outro lado a campanha pretende conscientizar a população a consumir produtos das empresas do seu município para que a economia gire no próprio município e assim, previr as demissões.
A consultora do SEBRAE, Debora França explica que o Movimento disponibiliza um site onde os empresários dos pequenos negócios podem cadastrar as suas atividades. “O endereço é www.compradopequeno.com.br. Nesse site a empresa pode cadastrar suas informações e o consumidor que entrar no site e procurar, por exemplo, bicicletaria, vão aparecer todas as bicicletarias que estiverem cadastradas no site. Essa é uma forma de participar. Quando a empresa for cadastrada – a logo do movimento é de domínio público – vai ser liberado todo o material publicitário que o movimento tem. Podem ser feitas camisetas, bonés, crachás, toda a arte que estiver disponível no site pode ser baixada”, explicou Debora.
Para atender o objetivo de capacitação dos empresários o Movimento promove um Seminário, nos dias 23 e 28, a partir das 19h, no auditório da ACIT. “A ACIT está fazendo o convite a todos os empresários de Toledo, micro e pequenas empresas. Se porventura alguma empresa não receber o convite, pode ser feito o contato com a ACIT e fazer sua inscrição para participar do evento”, detalhou a consultora.
Na programação do seminário estão previstas duas palestras. “Estratégia Simples para Ampliar Resultado”, com Nereu Vilmar Mattiello, e “Desafios Legais – Procon”, com José Carlos de Queiroz. “A programação tem por objetivo a preparação do empresário, ele vai entender um pouquinho sobre marketing, o que é importante ele fazer pra trazer o consumidor pra sua empresa. Vamos ainda abrir um espaço para o PROCON do município também dar o seu parecer sobre os direitos legais. E no final o consumidor também vai ter um momento que ele vai poder contar o que está fazendo de diferente para poder passar por esse momento”, contou a consultora do SEBRAE, Debora França.
O Movimento vai acontecer nas 65 cidades em que o SEBRAE possui atuação. “É um movimento que está tendo uma adesão bem grande das empresas e que veio pra somar. É um movimento de valorização do micro e pequeno negócio local; de conscientização do consumidor local pra que ele contribua com o empreendedor local. Sabemos que no cenário econômico que vivemos as primeiras empresas a serem afetadas são as microempresas, pois representam grande parte dos negócios abertos. Esse é o objetivo do movimento: que esses empresários não precisem demitir, que eles possam continuar faturando o programado e que o consumidor se sinta bem consumindo na empresa local e consiga atender a sua necessidade”.
Debora França detalhou a importância das micro e pequenas empresas na economia nacional e local. “Hoje, em nível nacional, os micro e pequenos negócios representam 99% das empresas abertas. Geram 52% dos empregos com carteira assinada. É um número bem significativo para a economia local. Em Toledo, temos aproximadamente seis mil empresas. Destas, no mínimo 90% são micro e pequenas empresas. É uma parcela bem grande entre as empresas abertas”.
A consultora afirma que a Campanha pretende instrumentalizar os empresários para o momento de crise. “Momentos como esse, já passamos por inúmeros. Mas o consumidor vai precisar comprar, e de algum lugar ele vai comprar. Se ele não encontrar um produto, vai consumi-lo em outro lugar. É importante que os empresários se preparem para atender esse consumidor que vai, de alguma forma, consumir”.