A Secretaria Municipal de Saúde deu início ao processo de licitação do Call Center. Um serviço telefônico que fará o agendamento de consultas em Unidades Básicas Tradicionais e parte das consultas da Estratégia Saúde da Família – ESF. A expectativa é de que o serviço esteja disponível para os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS até fevereiro do próximo ano. O objetivo com a implantação do serviço é acabar com as filas de madrugada nas Unidades Básicas de Saúde.
No processo de licitação está previsto um investimento de R$ 200 mil e abrange uma central telefônica e demais equipamentos necessários, as atendentes que irão trabalhar em turnos de 12 horas, com três pessoas em cada turno e serão supervisionadas por um enfermeiro da Secretaria de Saúde.
A Secretária de Saúde, Denise Campos explica como será feito o agendamento das consultas. “Vamos agendar pelo Call Center as consultas das unidades básicas tradicionais e 25% das agendas das Estratégias da Saúde da Família. Também usaremos o serviço para confirmação do agendamento de consultas”.
A expectativa é de que o processo licitatório se cumpra num prazo até quatro meses. “Após o tempo normal de licitação a empresa vencedora do processo terá mais 30 dias para trazer os profissionais e se instalar. A expectativa é de que até início de fevereiro deveremos iniciar o funcionamento do Call Center.
O Call Center manterá o atendimento pela área de abrangência de cada unidade básica de saúde. “Manteremos o atendimento conforme a rede de atenção básica, ou seja, manteremos a vinculação do usuário a sua unidade de abrangência. É uma questão legal, pois os usuários deverão estar cadastrados no seu território, preferencialmente, não que em algum momento, nós não possamos pedir que ele seja atendido em outra unidade, mas a prioridade é que cada um seja atendido na sua unidade de referência”. Denise explica que o Call Center dará maior comodidade aos usuários. “Vamos tornar mais efetivo os agendamentos e também o comparecimento nas consultas”.
Nas Unidades Básicas seguirá as consultas de urgência pela busca direta do usuário. “É uma cota de consultas da demanda espontânea e no Call Center será o agendamento das consultas eletivas com clínico geral, pediatra ou ginecologista nas Unidades tradicionais e, nas ESF com o médico da família”.
Denise Campos lembra que a Secretaria de Saúde já está padronizando o agendamento em algumas unidades. “Hoje nós já estamos neste processo de padronização. As Unidades do Jardim Coopagro e da Vila Industrial já estão praticando o agendamento conforme a demanda espontânea, ou seja, já estamos evitando as filas de madrugada, com um dia definido para fazermos os agendamentos, com o Call Center, ofereceremos uma maior comodidade porque o usuário não precisará se dirigir a Unidade para ter seu agendamento”.
SAÚDE
Toledo terá Call Center para agendamento de consultas
O objetivo do serviço é acabar com as filas nas unidades básicas de saúde
Mais lidas
- 1Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 2Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 3Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 4Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
- 5Carreta da Inovação chega ao Parque Ecológico Diva Paim Barth
Últimas notícias
- 1Paraná investe R$ 3,8 milhões para levar produção de queijos premiados a quatro novas regiões do Estado
- 2Unioeste leva serviços do AgriTech Symbiosis Lab ao Show Rural
- 3Carreta da Inovação chega ao Parque Ecológico Diva Paim Barth
- 4Certi Pioneiro reabre em 2026 com melhorias e expansão de serviços
- 5Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal




