Teatro Municipal lotado, risos, suspiros e muita emoção. Foi assim na noite de abertura do Festival Nacional de Circo Social e a Mostra de Circo de Toledo. O evento teve início nessa segunda-feira (21). A organização fica por conta do Circo da Alegria da Escola Municipal Anita Garibaldi e pela Secretaria Municipal da Educação (SMED). As atividades seguem até o dia 25 e têm apoio da Secretaria de Cultura de Toledo, a programação é gratuita.
A Mostra de Circo deste ano conta com a participação de 21 grupos de Toledo e região Oeste do Paraná. A maioria são projetos sociais. Segundo a organização, muitos dos projetos participantes são coordenados por alunos que foram formados no Circo da Alegria. O Festival contemplará diversos segmentos e envolverá grupos de outros estados.
Na cerimônia de abertura, além das autoridades, o público lotou as cadeiras do Teatro Municipal de Toledo. Após a abertura oficial, com a apresentação dos grupos e cidades participantes, um espetáculo inspirado no folclore brasileiro encantou a plateia. Nessa terça-feira (22) vários shows foram apresentados. O malabarista Aires Coutinho de Curitiba fez uma oficina aberta no Lago do Parque Diva Paim Barth e uma palestra sobre “Um sistema para processos de criação e performance circense” foi ministrada pelo integrante da Escola Nacional de Circo (RJ), Alex Rodrigues Machado.
Durante a cerimônia de abertura o diretor da Escola Anita Garibaldi, Julio Cesar Braun, falou sobre os diversos segmentos que a escola desenvolve durante o ano e destacou o trabalho e envolvimento da Escola de Circo nesse contexto. Elogiou o envolvimento dos servidores, dos alunos e da comunidade, sempre muito participativos. “Vamos aproveitar esse momento único e nos divertir”, disse Julio Cesar ao convidar a plateia a prestigiar as apresentações.
A secretária de Educação, Tania de Grandi, falou sobre as pessoas do passado que acreditaram nos sonhos, que acreditaram que investir no circo era algo que valia à pena. “Nós também acreditamos em sonhos. A educação modifica as pessoas. É por isso que vamos continuar acreditando e investindo nesse projeto maravilhoso”, garantiu a secretária.
O prefeito Beto Lunitti parabenizou o engajamento de toda a comunidade e das pessoas envolvidas no projeto, principalmente dos servidores que fazem com que as políticas públicas aconteçam. “Construir uma sociedade justa, fraterna e livre é nosso papel. Quando se tem algo dessa grandeza, certamente no final todos que participam saem diferentes. Estamos oferecendo um ambiente favorável para a educação. Esperamos até o final do ano inaugurar mais uma escola de circo no jardim Coopagro”, anunciou Beto Lunitti.
A coordenadora do Circo da Alegria da Escola Anita Garibaldi, Tania Regina Biazzetta, não se continha de emoção ao ver o sucesso de mais uma mostra. “Sempre parece ser a primeira vez. Você sempre tem as mesmas emoções, o mesmo frio na barriga. Cada dia tentamos melhorar, mas é sempre um desafio. Esse é um momento de grande satisfação. Tem crianças pequenas que choraram de emoção por ser a primeira vez que se apresentam no palco do teatro. E no mesmo grupo temos artistas que estão desde a primeira mostra. A Paula [diretora do espetáculo] faz um trabalho muito legal com eles e o resultado está ai”, aponta Tania Regina Biazzetta.
Apresentação surpreende o público
Palmas, gritos e suspiros a cada movimento ou acrobacia, foi assim que o público respondeu à belíssima apresentação na noite de abertura da IX Mostra de Circo de Toledo. Sem contar os risos eternos de crianças e adultos nas apresentações dos palhaços. Muitas pessoas assistiram pela primeira vez e não imaginavam o talento desses jovens artistas.
Ana Paula de Lima Esser trabalha no departamento de compras de uma empresa em Toledo e foi convidada pelas colegas para prestigiar as apresentações. Ana resolveu levar toda a família para conferir e ficou surpresa com o que viu. “Maravilhoso, muito bom, experiência única, foi além do esperado, eles têm muito talento”, elogiou ainda encantada com a apresentação. “Fiquei sabendo pelas colegas de trabalho, mas não imaginava que fosse desse nível”.
O estudante do 5º ano do Colégio La Salle, Marcos Antonio de Lima Esser, assim como a mãe, ficou muito feliz com a escolha da programação. “Foi muito bom ter vindo, valeu à pena”, disse o estudante. As acrobacias foram o que mais chamaram a atenção de Marcos. Ele até confessou que ficou com vontade de fazer aulas de circo após ver várias crianças no palco.
A IX Mostra de Circo & II Festival Nacional de Circo Social é realizado pelo Circo da Alegria, Circo Ático, Escola Municipal Anita Garibaldi, Prefeitura de Toledo com o apoio das secretarias municipais de Educação, Comunicação Social, Cultura, Esportes e Lazer, Cozinha Social, Kadabra Design Estratégico, Fundação Nacional de Artes (Fuanarte), Ministério da Cultura e Itaipu Binacional.