Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Comunidade do São Francisco ganha equipe Estratégia Saúde Bucal, nesta sexta

Esta é a segunda equipe de Estratégia Saúde Bucal, a primeira foi implantada no Jardim Santa Clara IV

24/09/2015 - 10:39


Na sexta-feira (24), o município de Toledo estará implantando mais uma equipe de Estratégia de Saúde Bucal – ESB no município. A prevenção na área odontológica é um desafio que tem sido enfrentado no município, pois os indicadores de saúde bucal junto com os indicadores da Estratégia Saúde da Família – EFS foram responsáveis pelo desempenho do município no IDSUS em 2012 – considerado o segundo pior do Estado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, desde 2013 a gestão trabalha para ampliar as equipes de ESF e também saúde bucal. No ano passado foram realizados 89.571 procedimentos odontológicos e 12.738 usuários atendidos. E até final deste ano serão 15 equipes de ESF e para início do próximo ano 20 equipes.
Em julho deste ano, o município implantou a primeira equipe de Estratégia Saúde Bucal – ESB no Jardim Santa Clara, nesta sexta-feira (25), será inaugurada a segunda equipe no Jardim São Francisco.  “A primeira foi no Jardim Santa Clara IV, que era um local onde não tínhamos assistência a saúde bucal, hoje temos oito horas de assistência com promoção e prevenção naquela área de abrangência. E no São Francisco onde tínhamos uma dentista de duas horas, com a implantação da ESB teremos assistência de oito horas dia”, destacou a secretária municipal de Saúde, Denise Campos.
A secretária explica que as equipes de Estratégia da Saúde da Família e Saúde Bucal trabalharão em conjunto. “Farão as visitas domiciliares, o planejamento e ações em conjunto em todos os programas. É um salto de qualidade na assistência da saúde bucal que o município dá. Tanto em cobertura assistencial quanto em qualidade de saúde bucal”.
Denise Campos destaca que o aumento nos números de procedimentos de bochechos, flúor e em ações de prevenção. No ano de 2013 foram realizadas 5988 escovações, 33 palestras e 22.613 bochechos de flúor. Em 2014 foram 6901 escovações, 1042 palestras e 34972 bochechos de flúor. Se comparar o primeiro semestre de 2014 com o mesmo período em 2015 o crescimento nos procedimentos é significativo.  Até junho de 2014 foram 2871 escovações, 308 palestras e 16154 bochechos de flúor, enquanto que em até junho deste ano, os números deram um salto, na escovação foram 4803 procedimentos, 1564 palestras e 10.787 bochechos de flúor.


Nos procedimentos odontológicos os números apontam o crescimento na assistência bucal. Em 2013 foram realizados 83.752 procedimentos, atendendo 11067 usuários atendidos. Em 2014 foram realizados 89571 procedimentos odontológicos e 12738 usuários atendidos.  Neste ano, até o dia 11 de setembro foram realizados 70603 procedimentos e atendemos 12 067 usuários. 
A secretária de saúde, explica que a assistência bucal tem crescido substancialmente e que os resultados serão mensurados em longo prazo. “Não temos como mensurar os resultados imediatamente, pois a qualidade e quantidade você verá ao longo do tempo de acordo com o CPOD, que mede o número de dentes cariados , perdidos e obturados de uma população numa faixa etária de 12 anos, ou numa faixa etária de 15 a 44 anos. São índices que estão sendo levantados agora no início dos atendimentos e deverão novamente ser levantados daqui um ano, dois anos para se ver comparativamente o que se teve de melhoria em termos de qualidade de saúde bucal na população”.
A expectativa é implantar outra equipe de ESB e ampliar horas de atendimento em outras Unidades . “Nossa próxima equipe será também no Jardim Concórdia, onde serão implantadas duas Estratégias e uma de saúde bucal, que acontece nos próximos dias, com a chegada de mais um dentista de oito horas. E para o Jardim Pancera teremos um dentista por quatro horas promovendo assistência odontológica, que até então, não tínhamos no Jardim Pancera”.
Estratégia Saúde da Família
As equipes da Estratégia da Saúde da Família também estão sendo ampliadas. Das cinco equipes em 2013 hoje são 11 equipes cadastradas.  “Será ampliado mais duas equipes no Jardim Pancera que serão registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde até final de setembro, com a chegada de mais uma enfermeira e um agente comunitário de saúde, fechando aquelas duas equipes. Também teremos mais duas equipes no Jardim Concórdia com a vinda de um médico do Programa Federal Mais Médicos, em 30 a 40 dias. Então será mais quatro, além das onze que já temos fechando 15 equipes até final do ano.
Com a chegada da UFPR o município deve ampliar para 20 equipes de ESF. “Para o ano que vem, nós teremos as três equipes da Unidade Básica do Cosmos e mais duas equipes no Jardim Bressan. Estamos aguardando o concurso e com a vinda de técnicos de enfermagem vamos conseguir atender tanto a Unidade do Cosmos quanto do Bressan, fechando mais cinco equipes , e assim, alcançamos as 20 equipes da ESF necessárias para a Universidade Federal”.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px