A Agência do Trabalhador de Toledo fará nesta sexta-feira (25) um mutirão com oferta de vagas de emprego para trabalhadores com alguma deficiência ou que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A ação está sendo desenvolvido em agências de todo o Paraná. Ela faz parte da programação da segunda edição nacional do Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS, chamado de Dia D.
No período da manhã, a agência de Toledo estará atendendo somente as pessoas com alguma deficiência e encaminhando elas para entrarem em contato com a empresa. Já no período da tarde, serão feitas as entrevistas. No município foram quatro empresas que aderiram ao Dia D.
Segundo a assistente administrativa da agência de Toledo, Fernanda Vaz Rossato, para melhor organização da agência, os trabalhos serão divididos no período da manhã e da tarde. “Nós ainda estamos anunciando no rádio, na televisão e também por mensagem de texto para aquelas pessoas que já tem o currículo aqui na empresa para que elas venham e participem“, contou. Fernanda ainda acrescentou que no ano passado a campanha também foi realizada em Toledo. “Foram 60 pessoas que vieram e fizeram as entrevista, dessas, tivemos uma boa média de contratação”, disse.
De acordo com o superintendente estadual do Trabalho, Jorge Leonel de Souza, o objetivo é dedicar um dia inteiro para esse atendimento especializado. “Vamos intensificar o trabalho de inserção de trabalhadores com deficiência e reabilitados”, disse. “Para isso estamos convidando as empresas que precisam cumprir cotas legais e também as demais que tenham interesse em ofertar vagas e realizar entrevistas nas Agências do Trabalhador neste dia.”
De acordo com a supervisora estadual do programa de Apoio à Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho e Reabilitados do INSS no Mercado de Trabalho (PPD), Flávia Bandeira Cordeiro, além da colocação de trabalhadores, a mobilização também tem a intenção de expandir a atuação do programa nos municípios. “Mais do que uma ação pontual, queremos que a inclusão desses trabalhadores seja uma prática contínua e que o Dia D se estenda por todos os dias do ano”, afirmou.
Lei de Cotas
Desde 1991, as pessoas com deficiência contam com amparo legal para garantir seu acesso ao mercado de trabalho. A Lei de Cotas (Lei 8213/91), no artigo 93, estabelece que toda empresa com 100 ou mais funcionários deve preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou trabalhadores com deficiência. A regra se aplica a todas as pessoas jurídicas de direito privado, como sociedades empresariais, associações, sociedades e fundações, inclusive entidades sem fins lucrativos.
Como Funciona
Para se candidatar às vagas para pessoa com deficiência, o candidato deve comparecer à Agência do Trabalhador e levar Carteira de Trabalho e documentos pessoais, como Carteira de Identidade e CPF. Caso possua laudo médico comprovando a deficiência, o documento também deve ser apresentado.
Na unidade será feito o cadastro do trabalhador e, se houver uma vaga compatível com o seu perfil, imediatamente será encaminhado para uma entrevista pré-agendada.