Para revisar e atualizar o Plano Diretor do município de Toledo acontece na próxima terça-feira (29), às 19h, no auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, audiência pública. Esta é a primeira etapa dos trabalhos. Toda a comunidade está convidada a participar, podendo dar sugestões sobre o que acrescentar no Novo Plano Diretor Participativo. A intenção é dar um direcionamento para o município para os próximos 35 anos.
Sete equipes técnicas, formada por servidores da prefeitura, desde abril de 2014, tem feito um levantamento técnico e histórico dos últimos 70 anos das sete áreas que serão apresentadas no plano. As áreas abrangidas são desenvolvimento econômico, saúde, educação e cultura, esporte e lazer, desenvolvimento social, urbanismo e meio ambiente. “É um meio para que a comunidade participe e apresente aquilo que quer para o município de Toledo nos próximos anos”, disse o secretário de Planejamento Estratégico, Jadyr Donin.
A segunda etapa do Plano Diretor acontece após esta primeira audiência. “Após a audiência pública, as equipes técnicas avaliarão as propostas apresentadas e novamente será feita uma segunda audiência para mostrar à comunidade”, contou Donin. A segunda audiência está com data marcada para o dia 19 de novembro.
Segundo a assistente social e integrante da equipe do Plano Diretor, Ires Damian Scuzziato, é muito importante que as comunidades participem da audiência pública. “É a população que decide o que será colocado no Plano Diretor e o que será aprovado. Então, com todos participando, nós poderemos montar um Plano que agrade a toda a comunidade e que sirva para que o nosso município avance cada vez mais”, afirmou.
A cada 10 anos, os municípios são obrigados a fazer a revisão dos planos diretores, seguindo a Lei Federal nº 10.257/2001. Porém, no município de Toledo as equipes técnicas estão fazendo as proposições, e traçando metas e objetivos para aplicar no município até 2050.
A equipe temática e de apoio está tendo o acompanhamento do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Acompanhamento do Plano Diretor. A coordenação geral do Plano Diretor está a cargo do arquiteto e urbanista, Enio Luiz Perin; a coordenação institucional está a cargo do secretário de Planejamento Estratégico, Jadyr Donin; e a coordenação dos grupos setoriais está sob a supervisão do engenheiro civil José Carlos de Jesus.