Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CIÊNCIA

Grupo toledano cria empresa de energia solar

A 4ª edição da Feira de Máquinas, Automação e Indústria – Femai atraiu 60 expositores. Destes o Grupo Becker que participou de todas as edições e, neste ano, trouxe para a Feira mais uma empresa do grupo, a Becker Energias.

24/09/2015 - 18:53


No estande os visitantes podem conhecer um sistema de energia solar baseado nos painéis de Fotovoltaico. A empresa está homologada junto a Copel, e quando instalado o sistema, a energia produzida além do consumo gera crédito para o usuário.
A Becker Energias representa o grupo Weg. A tecnologia utilizada é por painéis fotovoltaicos, um sistema que capta a energia solar e converte em energia elétrica, sem emissão de poluentes durante a operação. “Estamos trazendo uma eficiência energética que pode se aplicar em residências, comércio e indústria. É uma tecnologia nova no Brasil”, defendeu o diretor do grupo, Michel Becker.
A tecnologia apresentada tem quatro etapas no processo de geração de energia. “O painel solar é feito de células fotovoltaicas, que convertem a luz solar em energia de corrente continua. Segue para o inversor que recebe esta corrente contínua e converte em energia alternada que é a usada nas casas. Com um medidor bidirecional medimos continuamente a alimentação elétrica e quando o sistema de energia solar produz mais energia do que você consome, acumulam-se créditos na Copel, que por sua vez, vai compensar na sua próxima fatura no sistema Grid-tie”, explicou o diretor da empresa.
O sistema Grid-Tie mantém a residência conectada à rede elétrica, para quando não produzir o suficiente o usuário não fique sem energia. Michel Becker explica que a empresa está homologada junto a Copel, para que o usuário do sistema possa utilizar-se do sistema de crédito. “Estamos homologados pela Copel para podermos gerar energia e ser autossustentável no futuro”.
O diretor da empresa explica que o sistema tem se tornado mais acessível pelo uso de tecnologia nacional. “Usamos alguns produtos desenvolvidos no Brasil e isso possibilita a redução de custos, claro que as placas ainda não são produzidas aqui, mas a integração da tecnologia nacional e internacional está aprovada e é totalmente funcional. O Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia - Inmetro já aprovou as placas, o inversor e o medidor bidirecional”.


Michel Becker disse que a placa tem durabilidade de 25 anos. “A planta se paga em até cinco anos, tudo depende da incidência solar em sua casa. O Processo de homologação e instalação deve levar em torno de 60 dias, para que você possa estar gerando créditos com a Copel”.
O diretor explica que a tecnologia estimula o uso de energias alternativas. “O objetivo é despertar a consciência para o uso das energias renováveis e sustentáveis. Estamos dialogando com a Copel sobre uma possível isenção fiscal, pois acredito que o governo do estado irá trabalhar com isso, pois outros estados já estão fazendo. Nossa ideia é trabalhar com os produtores de aves e suínos para que,  além do biogás que já está sendo trabalhado, queremos mostrar que a energia solar é muito vantajosa”.
A Becker Energia é conveniada com a Fomento Paraná, Garantioeste, Sicoob, Sicredi e a Caixa Econômica para viabilizar o financiamento dos projetos.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px