Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Estratégia de Saúde Bucal amplia o acesso da população do São Francisco

A nova equipe atenderá nos mesmo padrões da Estratégia da Saúde da Família, que já existe no local

25/09/2015 - 18:02


Ampliando o acesso da população e a qualificação do atendimento para a comunidade do Jardim São Francisco, foi implantada na Unidade Básica de Saúde uma equipe de Estratégia de Saúde Bucal. A equipe atenderá nos mesmo padrões da Estratégia da Saúde da Família, que já existe no local. Esta é a segunda equipe do município, sendo que a primeira atua desde junho, no Jardim Santa Clara IV.

 A solenidade para implantação da nova equipe aconteceu na própria UBS nesta sexta-feira (25). Segundo a secretária de Saúde, Denise Campos, a implantação da nova equipe qualificará a assistência. “Para a população a nova equipe representa ampliação de acesso, maior assistência, visitas domiciliares, maior ênfase na programação de prevenção e promoção de saúde, maior ênfase na atenção das gestantes, palestras, entre outras atividades, todas sendo feitas dentro da saúde bucal”, contou.

A secretária explicou que a equipe da Estratégia da Saúde Bucal funcionará nos mesmo moldes da Estratégia da Saúde da Família. “Será feita a abordagem, acolhimento e agendamento, a estratificação de risco, atendimento conforme necessidade, além do levantamento epidemiológico que já está se iniciando, para haver um corte dos indicadores para que possamos saber como está à situação da população da comunidade como um todo. O que vai mudar é que a partir da necessidade vão ser agendadas as visitas domiciliares. Todos aqueles que são visitados pelo médico da Saúde da Família também serão visitados, junto ou separados, dependendo das necessidades, pelo dentista da família”.

 Outro ponto destacado foi à ampliação da carga horária de atendimento dos dentistas na UBS. A coordenadora de Saúde Bucal, Juciliane Angoneze de Césaro, disse que os dentistas que estão na rede hoje fazem 10h/semanais, já os dentistas da Estratégia da Saúde Bucal atendem à população 40h/semanais. “Dessa maneira nós aumentamos a cobertura populacional em 10% com essas equipes. Então significa que nós temos a cobertura de uma carga horária maior disponível para a população. E dessa forma nós melhoramos o acesso da população ao serviço de saúde bucal”, afirmou.

Para o prefeito Beto Lunitti a implantação de mais uma equipe de Estratégia de Saúde Bucal no município demonstra o compromisso estabelecido com a população. “É um investimento que o município faz para melhorar as condições de saúde e a qualidade de vida das pessoas”, disse. Segundo ele, esta é mais uma ação que tem a intenção de melhorar a atenção básica oferecida em Toledo. “Nós melhoramos os índices da saúde e com a implantação da estratégia da saúde bucal na UBS do São Francisco mostra onde nós queremos chegar e levar a saúde do município; que é estabelecer todo o atendimento da atenção básica, para que aos poucos possamos prevenir às doenças e reduzir as filas de especialidades de urgência e emergência”.

Lunitti ainda acrescentou que a intenção para 2016 é implantar outras cinco equipes de Estratégia da Saúde Bucal em todo o município.

Os números

As ações realizadas pela Secretaria de Saúde em Toledo têm aumentado os índices do município. O aumento do atendimento da faixa etária, atividades de prevenção e promoção à saúde bucal, atividades de escovação dentro das escolas, aumento do acesso à população, além de próprio atendimento odontológico foram alguns fatores que contribuíram para isso.

A coordenadora de Saúde Bucal, Juciliane Angoneze de Césaro, informou que o número de escovação dental supervisionada, até setembro deste ano, foi de aproximadamente nove mil. “Então quer dizer, nove mil crianças tiveram acesso a uma escovação dental supervisionada por um profissional de saúde”, afirmou.

Outro ponto destacado para melhoria do atendimento foi a informatização dos consultórios. “Com essa informatização o atendimento ao paciente fica muito mais seguro e rápido, já que com isso, o dentista tem acesso ao prontuário do paciente”, falou Juciliane. Para ela, além da agilidade a informação também contribuiu para trazer à realidade os números do município.

A coordenadora ainda citou o fato de o município estar adquirindo novos equipamentos, que contribuem para a qualidade e conforto no atendimento à população.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px