As atividades da Incubadora Paraná Criativo continuam a todo vapor. Nesta sexta-feira (25) a programação contou com as Oficinas de Empreendedorismo Criativo, onde os participantes aprenderam os primeiros passos para transformar uma ideia em empreendimento e fazer seus primeiros planos de negócios. O programa é uma parceria entre a Secretaria do Estado da Cultura do Paraná (SEEC) e Ministério da Cultura (MinC) com o propósito de apoiar a geração e a qualificação dos profissionais e empreendimentos criativos no município de Toledo. As atividades acontecem no SESI Toledo e as palestras são abertas ao público.
A ação também contribui para a identificação e o fortalecimento dos setores criativos do Estado. A artesã e aluna do curso, Marilene Lessa de Lima, destacou a importância das oficinas. “Nestes 15 anos de artesã não vi muitas oportunidades para este ramo, portanto, quando há uma oficina como esta, o melhor a fazer é aproveitar a ocasião. O artesanato é visto por muitas pessoas como algo sem importância, algumas até dizem que é coisa de quem não tem o que fazer. Mas esta área deve ser valorizada, é um trabalho como qualquer outro e merece ser apreciada”, reportou.
O município é uma das dez cidades selecionadas para recepcionar o programa. “O Incubadora Paraná Criativo busca capacitar os artistas e empreendedores do município com a finalidade de inseri-los no mercado. Essa foi uma agenda positiva e Toledo é privilegiado por estar entre as dez primeiras cidades que irão oferecer essa capacitação”, salientou a secretária da Cultura de Toledo, Rosselane Giordani.
Além disso, a intenção é se consolidar como o primeiro espaço de incubação de empreendimentos criativos e um ambiente público de coworking na área de Economia Criativa no Paraná. Para o prefeito Beto Lunitti, a recepção deste projeto possibilita viabilizar os espaços de construção do conhecimento e aperfeiçoamento dos artistas locais. “Ao aderir este programa criado pelo Governo Federal temos condições de promover as competências criativas de nossos artistas e empreendedores, além de propiciar um intercâmbio de experiências entre os participantes e fortalecer o circuito cultural do município”, resaltou Beto.
Além de Toledo, Curitiba, Colombo, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Telêmaco Borba também recebem as atividades, com a presença de palestrantes especialistas no assunto com reconhecimento internacional participam de mesas-redondas com os convidados e apresentam casos de sucesso.
Programação
26/09 (sábado) - 08h às 12h
Oficina Bendita Planilha (gestão financeira): Conheça a alma financeira do seu negócio e os termos mais utilizados na área contábil; com Jackson Sékula
26/09 (sábado) - 13h às 17h
Oficina Apresentação Show (técnicas de pitching): Descubra as melhores técnicas e linguagens de apresentação do seu negócio para investidores; com Flávia Rodrigues