A partida foi disputada no Complexo Esportivo do Bairro União, em Palotina. O vôlei de praia é uma parceria do Colégio La Salle e a Secretaria de Esportes e Lazer.
Vandir e Mateus são pai e filho, respectivamente, e treinam juntos desde março deste ano. Mateus é estudante de engenharia civil e Vandir é profissional de Educação Física, trabalha na Prefeitura e é responsável pelos projetos de voleibol do Colégio La Salle. Os dois têm no sangue o amor pelo esporte e para Mateus, feliz por jogar ao lado do pai, a emoção foi ainda maior.
“Estou muito feliz, foi muito legal jogar com ele. Me senti muito mais seguro tendo meu pai do lado. Ele já foi meu técnico e sempre me dá ótimos conselhos. Hoje fizemos um bom jogo na final, apesar da ansiedade no começo do primeiro set. Jogos mata-mata são assim, mas no fim saímos com a vitória contra a excelente dupla de Foz do Iguaçu, que conhecemos muito bem”, explicou Mateus.
Além de Mateus, Vandir tem outros dois filhos que também jogam vôlei, um deles, inclusive, defende as cores de uma Universidade Americana. “Nossa família toda é muito ligada em voleibol e jogar com meu filho é demais. Fico muito feliz por poder viver esta sensação, ainda mais sendo campeão. Joguei meu primeiro Abertos em 1997, no ano em que o Mateus nasceu. Agora, quem diria, 18 anos depois eu estaria aqui de novo, jogando com ele e levando o ouro para casa”, comenta.
Para o craque/paizão, a filosofia do esporte deve ser praticada dentro e fora da quadra a todo tempo. “O vôlei é uma ferramenta para a disciplina e ajuda em tudo, física e mentalmente. Nós focamos em subir de divisão e conseguimos. Toledo tem duplas na B e na A, fizemos uma opção, corremos o risco e alcançamos o objetivo. Quanto mais quente o jogo, mais tenso e essa final não foi diferente”, disse Vandir.
O vôlei de praia de Toledo é uma parceria do Colégio La Salle e a Secretária de Esportes e Lazer, a secretária Marli Gonçalves Costa comemorou o resultado. “É um orgulho para o esporte de Toledo ter nossos atletas consagrados campões, em especial por serem pai e filho, tem um significado muito especial”.
Marli destacou que as parcerias são importantes para o esporte. “Somos gratos a todos nossos parceiros, neste caso o Colégio La Salle. A Smel tem feito sua parte e no vôlei de praia pagamos as despesas das competições oficiais como o transporte, arbitragem e alimentação. E ainda, no vôlei de praia temos um atleta contemplado no Programa Atletas na Universidade – um projeto que incentiva a formação de novos profissionais, enquanto competem pelo município, e também, compartilham o que fazem com tanto carinho com crianças do nosso município”.
A terceira colocação do vôlei de praia no naipe masculino ficou com a dupla Marcos e Murilo, de Paranaguá, que na decisão derrotou Fernando e Leandro de Santa Helena por 2 sets a 1, com parciais de 19/21, 21/19 e 15/9.
Com informações COM/SEET
Fotos COM/SEET