Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

AGRICULTURA

Programa da agricultura de precisão ja atendeu 211 produtores

Os agricultores atendidos foram instruídos sobre a ampliação na produção a partir da aplicação correta das orientações

29/09/2015 - 10:44


Na segunda-feira (28), no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico, o primeiro grupo de agricultores beneficiados recebeu o caderno com as orientações técnicas sobre a agricultura de precisão. A ação atende produtores rurais toledanos cadastrados no Programa Municipal da Agricultura de Precisão (PMAP) e outras duas ações estão programadas para a terça e quarta-feira, às 14h. O ato contou com a presença do prefeito Beto Lunitti, agricultores beneficiados, representantes da empresa e autoridades municipais. Com mais estes cadernos, a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAA), já atende 211 propriedades.
 
Esta é a segunda etapa do Projeto. No seu primeiro o PMAP auxiliou 97 agricultores, atingindo aproximadamente 1.500 hectares, nas Linhas Fazenda Branca, São Pedro, Dois Marcos e Arapongas. Agora, mais 114 propriedades localizadas nas comunidades de Ouro Preto, Bue Caé, Vila Flórida, Doutor Ernesto e Boa Vista, totalizando 2.142 hectares, receberam o atendimento. Os investimentos nesta segunda etapa são aproximadamente R$ 90 mil custeados pela Prefeitura de Toledo por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
Durante o evento, os agricultores atendidos foram instruídos sobre a ampliação na produção a partir da aplicação correta das orientações contidas no caderno. “É uma forma do produtor saber como está o solo da sua propriedade como melhorá-lo e a aplicação correta de seus insumos”, explicou a diretora do Desenvolvimento Agropecuário, Geni Serafim. Os agricultores terão a indicação para a produção de três safras de verão (milho e soja) e três de inverno (milho e trigo).
 
Para o engenheiro agrônomo e representante da Terranálises, empresa que desenvolveu os estudos técnicos, Lauvir Telles de Mello, o incentivo da SAA e da Prefeitura contribui para, além a ampliação da produção, a diminuição de custos para os produtores. “Reduz o custo com insumos além de verticalizar a colheita”. Para contribuir com o entendimento dos produtores, Lauvir explanou como os beneficiados podem utilizar o material disponibilizado em reunião com os produtores. “Este caderno é um trabalho técnico com os dados técnicos relacionados às necessidades de cada área e como supri-las, com uma linguagem clara e objetiva”, explicou.
 
O agricultor Rubens Braz disse que a Prefeitura está dando um grande impulso, mas caberá aos produtores promoverem a continuidade. “Gera um grande diferencial no nosso trabalho e ficamos contentes com isso. É um apoio a mais e daqui para frente só vai melhorar, a ideia quem vai levar adiante somos nós. Com a análise mais precisa nos vamos ter uma melhor qualidade no campo e o retorno será muito maior. Que o clima ajude e possamos produzir cada vez”, concluiu.
 
PMAP
 
O Programa Municipal da Agricultura de Precisão (PMAP) surgiu com o objetivo de ampliar a produtividade no campo. Instituído pela Lei “R” N° 07, de fevereiro de 2.014, em seu primeiro ano auxiliou 97 produtores, atingindo aproximadamente 1.500 hectares, nas Linhas Fazenda Branca, São Pedro, Dois Marcos e Arapongas. “A agricultura de precisão tem por objetivo a redução dos custos de produção, evitando o desperdício de insumos e corrigindo adequadamente o solo, visando o aumento da produtividade”, explicou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento José Augusto de Souza.
 
No Programa, a Prefeitura custeia a coleta de amostras, a análise e a produção de um material com a análise detalhada do solo de cada propriedade. Em contrapartida, a adoção da correção recomendada, a aquisição de calcário, gesso e fertilizantes fica a cargo dos produtores cadastrados e beneficiados pelo PMAP. “Existe também alguns critérios como a extensão da área cadastrada, que pode ser de até 26 hectares, e estar em dia com a emissão de Nota Fiscal de Produtor, além do compromisso em adotar as recomendações contidas no material fornecido”, completou José Augusto. 


 
Para o prefeito Beto Lunitti a ação demonstra a atenção dada à produção agropecuária toledana. “Somos os campeões no Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) e o Governo Municipal tem o compromisso em apoiar este setor que é move a economia toledana”.  Beto lembrou que este é mais um dos programas desenvolvidos pela SAA que tem ainda ações de incentivo a bovinocultura leiteira, por meio do Programa de Melhoramento Genético, com a distribuição de sêmen e nitrogênio para conservação das doses. “Não temos mais áreas para ampliar nossa produção, por isso precisamos verticalizar, fazer crescer a produção das propriedades”, comentou.
 
A previsão é que em 2016 mais produtores sejam beneficiados. “Já temos mais de três mil hectares cobertos com o PMAP e nossa intenção é atingir mais 2.500 hectares no ano que vem”, concluiu Geni Serafim. Na próxima etapa serão contempladas propriedades de São Luiz do Oeste, Gramado, Bom Princípio e Vista Alegre.
 
Como funciona o PMAP
 
Diferente do trabalho realizado atualmente, em que as amostras são recolhidas aleatoriamente e este material serve para área total, na agricultura de precisão a análise é feita ponto a ponto. As áreas poderão ser de até 26 hectares por produtor e serão divididas em lotes de dois hectares, chamados de grids. Em cada um deles serão coletadas 12 amostras. Com isso o produtor terá um mapeamento total da sua propriedade e a necessidade de cada grid, dando maior qualidade, evitando o desperdício de insumos e corrigindo adequadamente o solo. A ação vai diminuir custos para os agricultores, evitando a aplicação desnecessária de produtos.

Os produtores deverão assumir o compromisso de, após terem em mãos a análise do solo e emissão do caderno de avaliação da propriedade, adotar de imediato as recomendações contidas no documento. O relatório digitalizado será utilizado por empresas que desenvolvem a agricultura de precisão e, por meio de GPS (Global Positioning System, em português Sistema de Posicionamento Global), irá realizar a aplicação de insumos necessários para aquele grid.
 

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px