Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

DESENVOLVIMENTO

Primeira Audiência Pública do Plano Diretor Toledo 2050 reuniu 240 pessoas

A expectativa é que o documento final sirva como um acervo e sistema de planejamento avançado

30/09/2015 - 16:35


A população toledana lotou, na terça-feira (29), o Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, durante a primeira audiência pública do processo de revisão do Plano Diretor do município. O Plano Toledo 2050 tem por objetivo ordenar o crescimento da cidade para os próximos 35 anos e está sendo elaborado pelo Governo Municipal desde abril do ano passado. A expectativa é que o documento final sirva como um acervo e sistema de planejamento avançado.

Ao todo, são sete câmaras técnicas, em que profissionais da Prefeitura de Toledo desenvolveram um levantamento técnico e histórico dos últimos 70 anos. As áreas analisadas foram desenvolvimento econômico, saúde, educação e cultura, esporte e lazer, desenvolvimento social, urbanismo e meio ambiente.

Desde a inauguração da Casa do Plano Diretor Participativo, na Rua Guarani, número 2928, a população tem acesso as informações e pode contribuir com a construção do Plano. Mas segundo o prefeito Beto Lunitti, a Audiência Pública é fundamental para o envolvimento efetivo da comunidade. “É um meio para que a comunidade participe e apresente aquilo que quer para o município de Toledo nos próximos anos. Agora as equipes técnicas avaliarão as propostas que foram apresentadas e demonstrará o resultado em uma segunda audiência marcada para o dia 19 de novembro”, explicou.

O coordenador geral do Plano Diretor, arquiteto e urbanista, Enio Luiz Perin, avaliou positivamente a primeira Audiência Pública. “Foram três horas de conversa com auditório lotado. É um planejamento sério que engloba os próximos 30 anos do município. Nós teremos um documento final com cerca de 500 páginas em que estarão organizadas todas as informações de Toledo, e que servirá de ferramenta para o Governo Municipal, instituições e sociedade civil”.

Para o empresário, Luiz Donaduzzi, o Plano Diretor é fundamental para se ter uma visão do futuro de Toledo. “É um trabalho fantástico, de uma envergadura e profundidade fora de série. Acredito que é muito importante para os empresários, inclusive, pois nós da Prati-Donaduzzi, por exemplo, queremos continuar aqui em Toledo, com os milhares de empregos de geramos e precisamos ter uma visão de futuro. Muitas coisas novas virão nesse sentido, com bastante investimento”, comentou ele.

Quem também acompanhou a Audiência Pública foi o gerente de vendas da Imobiliária Habita Bem Brasil, Edson Pimenta de Oliveira. Segundo ele, o evento é muito importante. “Nós do ramo imobiliário estamos muito engajados nessa evolução, pois precisamos saber como se dará esse crescimento para podermos estar antenados nas tendências do comércio. O mais importante para nós é o ordenamento do crescimento e acredito que daqui 30 anos essa reunião vai gerar frutos”, afirmou.

Entre o público presente esteve ainda, estudantes universitários. Felipe Amorin estuda de Arquitetura e Urbanismo, e acha importante a discussão do futuro do município. “É um arquiteto que coordena esse trabalho, que vai projetar a cidade para os próximos anos e garantir o desenvolvimento”, finalizou ele.

Plano Diretor Participativo

Segundo a Lei Federal nº 10.257/2001, a cada 10 anos os municípios são obrigados a fazer a revisão dos planos diretores. Em Toledo as equipes técnicas organizam as proposições e traçam metas e objetivos para aplicar no município até 2050. A antecipação garante a maior participação da comunidade, que pode decidir o que será colocado no Plano Diretor e o que será aprovado.

A equipe temática e de apoio está tendo o acompanhamento do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Acompanhamento do Plano Diretor. A coordenação geral do Plano Diretor está a cargo do arquiteto e urbanista, Enio Luiz Perin; a coordenação institucional está a cargo do secretário de Planejamento Estratégico, Jadyr Donin; e a coordenação dos grupos setoriais está sob a supervisão do engenheiro civil e diretor Técnico de Engenharia, José Carlos de Jesus.

Da redação Casa de Notícias.

 

 

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px