A aluna toledana Djenifer Caroline Kaefer, da Escola Municipal Duque de Caxias, foi uma das vencedoras na categoria redação, da etapa estadual do IV Concurso Cultural Instituto Sicoob, em que concorreram 13.666 estudantes em desenho e redação. Em cerimônia realizada na terça-feira (29), na sede do Sicoob Oeste, Djenifer recebeu como prêmio um tablet e a professora Marli Rosseto Zanette ganhou R$ 500,00.
Na etapa municipal, participaram 1230 crianças de 15 escolas. Os trabalhos, divididos em categoria desenho e redação, foram analisados e passaram por uma triagem feita pelos professores e equipe interna do Instituo Sicoob. No total foram premiados 11 desenhos dos alunos de 3º ano e 11 redações do 5º ano. Cada aluno recebeu um certificado de participação e R$ 100,00 em caderneta de poupança no Sicoob Oeste.
O Concurso, promovido pelo Instituto Sicoob, propõe-se em difundir a educação, o cooperativismo e a cidadania e consiste na elaboração de redações, para os alunos de 5º ano, e desenhos para os de 3º ano do ensino fundamental. Para desenvolver as tarefas, os estudantes participaram de duas etapas de palestras e aprenderem sobre o tema cooperativismo. Em seguida, puderam elaborar seus trabalhos.
Durante a premiação estavam presentes a presidente do Conselho de Administração do Sicoob Oeste, Solange Pinzon de Carvalho Martins, o superintendente do Sicoob Oeste, Gilberto Albarello, a secretária de Educação do Município Tânia De Grandi, a diretora de Educação da Secretaria Municipal de Educação, Neusa Melania Koval, diretores de escolas, professores, alunos e pais.
Neste ano, além das 13 escolas participantes da última edição, outras duas foram incluídas. Todas as escolas municipais e privadas aliadas ao concurso participam também do programa CooperJovem, projeto do Instituto Sicoob.
A coordenadora pedagógica da Escola Duque de Caxias, Surian Cristina Angst, disse que ter a aluna premiada é recompensador pelo investimento neste trabalho. “É muito gratificante o reconhecimento deste trabalho. Acreditamos e investimos na formação das crianças através dos valores cooperativistas e já percebemos mudanças. Todas estão entusiasmadas, assim como os professores que abraçaram a causa e as famílias que incentivam e reconhecem a essência deste projeto”, enfatiza.
Para a presidente do Sicoob Oeste, Solange Pinzon, ter uma aluna de Toledo contemplada em meio aos mais de 13 mil concorrentes demonstra que a região possui uma verdadeira cultura cooperativista enraizada. “Todos os anos temos alunos premiados, o que demonstra o fruto das sementes lançadas. São os princípios da cooperação firmados e perpetuados pelos nossos antepassados. Queremos tornar nossos jovens solidários, respeitosos, humanos, cooperativos, empreendedores e de grão em grão, essa construção se tornará realidade".
Texto e fotos: Maristela Aparecida de Moraes.