A proposta de implantar Cooperativas Escolares Mirins, lançada há cerca de um ano pelo Instituto Sicoob, se concretizou na última segunda-feira (28) em cerimônia realizada na Sede do Sicoob Oeste. Toledo agora possui a primeira Cooperativa Mirim, formada por alunos da Escola Municipal Miguel Dewes, do distrito de Dez de Maio.
Na tarde, a assembleia de constituição contou com a participação dos 28 sócios fundadores, que aprovaram o estatuto da cooperativa, elegeram e empossaram os conselhos de administração e fiscal.
O objetivo da Cooperativa Escolar Mirim Miguel Dewes (Cooemide), que envolverá alunos do 4º, 5º, 6º e 7º ano, é realizar atividades educativas, culturais e de lazer, produzir e vender artigos de artesanato feitos com material reciclável.
A estudante Maria Izabelle Gelinski, 10, eleita presidente da Cooperativa Mirim, entende que seguir os princípios do cooperativismo auxiliará a comunidade e como presidente irá supervisionar, orientar e auxiliar a cooperativa. “Nós sabemos que uma pessoa sozinha não consegue agir, precisamos estar em conjunto. Estarei sempre à disposição da cooperativa dando exemplos de cooperação, disposta a assumir compromissos perante a sociedade sempre que for preciso”. A aluna também contou que os produtos elaborados pelos crianças serão artesanais com a meta de arrecadar fundos e difundir os princípios do cooperativismo.
Marco importante
Para a presidente do Conselho de Administração do Sicoob Oeste, Solange Martins, a data foi realmente marcante. “Este é um sonho tornando-se realidade. Queríamos que os alunos pudessem vivenciar uma cooperativa em sua plenitude, sistematizando o aprendizado para não ficar só na teoria e assim colher os valores cooperativistas que podem transformar nossa realidade. Estamos muito contentes porque a escola abraçou a ideia e agora temos a primeira Cooperativa Mirim como resultado e pelo menos outras duas em andamento”, declara.
Solange ainda destacou que estão sendo estudadas algumas maneiras para firmar parceria com o núcleo de educação e implantar cooperativas no ensino médio como objetivo de auxiliar jovens para um caminho futuro melhor.
A presidente do Instituto Sicoob, Emanuele Soares, ressaltou que encontrou em Toledo educadores e pessoas dispostas e motivadas que não desistem de acreditar na educação e que portanto, esta será uma cooperativa modelo para outras comunidades. “Somos gratos pelo apoio dos parceiros que também acreditam em uma comunidade diferente, têm esperança em olhar para o cooperativismo como uma alternativa diante das crises do nosso sistema capitalista. Fico com uma enorme esperança de que podemos mudar o mundo, porque temos pessoas solidárias que sabem cooperar e dividir. Este trabalho vai se expandir e vamos levar como exemplo para outras comunidades”.
Emanuele também enfatizou o resultado do envolvimento das crianças com a cooperativa. “Quando forem jovens e forem para o mercado de trabalho terão uma visão diferenciada, pois cada um terá desenvolvido várias competências, como empreendedorismo, comunicação e liderança e assim estarão devidamente preparados para enfrentar os desafios do mercado.”
Reconhecimento
O prefeito, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt, parabenizou a Escola por abraçar o projeto e elogiou a seriedade da assembleia conduzida pelos alunos. “Toledo é um terreno fértil para os pilares do cooperativismo e o empreendedorismo. A necessidade de associar-se é inerente ao povo, precisamos disso. Com certeza todos os conceitos que serão trabalhados vão gerar frutos e essas crianças sairão daqui jovens diferentes, responsáveis e capazes de levar em frente essa dinâmica.” O prefeito ainda acrescentou que o pedido para ceder um espaço próprio para o desenvolvimento da cooperativa será estudado.
A diretora da Escola Miguel Dewes, Luci Maria Mayers, disse estar honrada pelo trabalho das crianças e em especial pela disseminação desses valores dentro da família e na mudança de comprotamento. “O desejo é que eles continuem colocando em prática tudo o que aprenderam e irão aprender. A constituição da cooperativa é resultado de esforço coletivo de toda a equipe escolar juntamente ao Sicoob. Estamos muito orgulhosos por ter a Cooemide. Queremos que essas atitudes façam parte do dia a dia, da nossa vivência, um futuro colaborativo que gerem bons resultados nos alunos que serão nossos líderes, profissionais e representantes políticos. Se tiverem dentro deles essas noções cooperativistas de ética, cidadania e respeito ao meio ambiente, teremos um futuro melhor”, afirma.
Os próprios estudantes cooperados conduziram a assembleia, que foi prestigiada pela presidente do Conselho de Administração do Sicoob Oeste, Solange Martins, e diretores, os Conselheiros de Administração do Sicoob, a presidente do Instituto Sicoob, Emanuele Soares, o prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt, pela secretária municipal da Educação, Tânia de Grandi, pela diretora da Escola Miguel Dewes, Luci Maria Mayers, professores e representantes do Núcleo Regional da Educação e também pela diretora da Escola Estadual do Campo de Dez de Maio, Maria José Vieira dos Santos.
A Cooperativa Mirim conta com o apoio do Instituto Sicoob, Sicoob Oeste, Secretaria Municipal de Educação de Toledo e Núcleo Regional da Educação.
Texto e foto de Maristela Aparecida de Moraes.