Local de memórias e preservação da história do município, o Museu Histórico Willy Barth ganha novo espaço em Toledo. Com 1.085,80 metros de área construída, a nova casa das memórias toledanas será inaugurada na quinta-feira (01), às 19h30. O atual prédio inclui hall de entrada, salão de exposições, sala para projeção e reuniões, dependências administrativas, reserva técnica do acervo e documentos impressos, sanitários entre outras estruturas, como estacionamento para veículos e ônibus. A cerimônia de abertura, além de exposições artísticas, contará também com a apresentação da Orquestra da Câmara de Toledo e Orquestra de Violões de Toledo.
Segundo a coordenadora do Museu Histórico Willy Barth, Rejane Rauber, a estrutura foi dividida em dois pavimentos e conta com plataforma elevatória que permite acesso ao segundo andar. “No piso térreo acontecerão às exposições temporárias, de artistas locais e regionais, obras de outros municípios ou via intercâmbio com outros museus. Já no primeiro piso continuará o trabalho de preservação histórica do município”, detalhou.
A secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, disse que a comunidade toledana tem acompanhado a edificação da obra e se mostrou cada dia mais ansiosa pela inauguração. “Estamos extremamente felizes e é claro, esperando ansiosamente pela abertura deste novo espaço. A Secretaria de Cultura junto aos organizadores do Museu prepararam tudo de forma minuciosa, para que tenhamos sucesso tanto na inauguração quanto no funcionamento diário”, expressou Rosselane.
Com o amplo espaço o acervo do Museu ganha uma sala específica para a exposição permanente e para recepcionar outras exposições foram construídos espaços distintos. “O acervo foi realocado para uma estrutura conveniente e antes o que era um sonho começa a se tornar realidade, como incluir novos projetos para o Museu, receber exposições e acervos do circuito paranaense ou até exposições que venham de outros estados”, afirma. A data especial vai dispor de várias exposições. “Para a inauguração além da exposição permanente teremos três novas exposições que virão neste momento tão importante para a cultura do município de Toledo”, concluiu Rosselane.
Novidade
O horário de atendimento do Museu permanecerá o mesmo, das 08h às 11h45 e das 13h30 às 17h30. Porém, como forma de facilitar e ampliar o acesso da população, a partir do mês de novembro o Museu passará a funcionar também no primeiro sábado de cada mês, das 14h às 18h.
Exposições no local
Exposição “Toledo... Sonho realizado e concretizado por desbravadores, uma sociedade sustentável, caminhando para o futuro”
Exposição ‘Ontem e Hoje: Olhares sobre a Cidade’ da Artista Plástica Edy Braun
Exposição ‘Projeto Faces’ do Artista Eduardo Olmedo
Exposição ‘Quando ficar sem chão VOE’ do Artista Eduardo Bittencourt
Exposição ‘Estudos: Traços e tintas’ do Artista Ibanez Duarte
Exposição ‘Museus e Memórias Indígenas’, atividade integrante da 9ª Primavera dos Museus.
Da Assessoria.