Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

TECNOLOGIA

Crianças com altas habilidades e superdotação apresentam engenhocas do Projeto Universo das Ciências

Ação marca o encerramento do módulo da parceria entra SMED e UNIPRATI

01/10/2015 - 19:21


Na quarta e quinta-feira (30 de setembro e 1° de outubro) aconteceu na Universidade Corporativa Prati-Donaduzzi (UNIPRATI) o encerramento do Projeto Universo das Ciências para crianças dos quintos anos identificadas com altas habilidades e superdotação da rede municipal de ensino. Na ocasião, os alunos apresentaram engenhocas a partir de pensamentos autônomos, criativos e éticos. O projeto acontece desde junho deste ano e foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e a UNIPRATI.

Ao todo, os alunos realizaram 40 projetos que potencializaram a oportunidade e o diferencial do conhecimento ao longo dos dez encontros semanais. Para os estudantes, foram propostas atividades e experimentos no laboratório de ciências com o intuito de iniciar conversas e indagações dos saberes científicos. “Trabalhamos no conjunto de observação, experiências, no pensar, refletir, criar e elaborar, no qual as crianças foram estimuladas a construir seus próprios conceitos e desafiados a desenvolverem e apresentarem um pequeno ensaio científico”, explicou a psicopedagoga da SMED, Selete Maria Schmidt.

Para a coordenadora da UNIPRATI, Ângela Prates, o projeto incentiva a iniciação da pesquisa e o pensamento científico nas crianças. “Foi um desafio tanto para nós quanto para os alunos. As aulas foram diferenciadas e eles puderam se divertir enquanto aprendiam”. Nos laboratórios foram abordados assuntos de matemática, física, química e biologia. “Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecerem um pouco sobre a indústria farmacêutica”, complementou.

Maria Eduarda, de nove anos, estuda no Colégio La Salle e disse que o modo dinâmico de ensino foi o melhor em participar do Universo das Ciências. “Foi uma oportunidade de aprender mais e adorei ter essa oportunidade. O circuito elétrico e aprender a fazer sabonete foram as minhas atividades favoritas”, comentou. Já o participante Vinicius Matheus, que estuda na Escola Municipal Duque de Caxias, em Concórdia do Oeste, falou das engenhocas. “Fazer e apresentar as engenhocas foi a melhor coisa aqui. Pretendo voltar a participar desse projeto quando eu tiver 12 anos, pois é muito legal”, contou.

Os encontros semanais eram conduzidos pela professora Michele Almeida. “Foram valorizados a cooperação entre os pares, o respeito mútuo, a reflexão sobre valores presentes, e principalmente o despertar do conhecimento científico”, fomentou a professora. “Com o fim deste módulo do Projeto Universo das Ciências, encerra-se também essa parceria. Esperamos pela continuidade de oportunidade para que outras crianças também possam participar desta construção de saberes”, concluiu.

Da assessoria.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px