Na segunda-feira (5), comemora-se o dia do Micro e Pequeno Empreendedor. Para comemorar o Sebrae e parceiros promoveram um encontro com empresários e imprensa. Na oportunidade foi avaliada a Campanha Movimento Compre do Pequeno Negócio que envolveu mais de mil empreendedores nas atividades de formação, orientação e consultoria. As micros e pequenas empresas representam 99% dos negócios no país, 27% do Produto Interno Bruto - PIB e é o setor, que apesar da crise, continua gerando emprego e renda.
O consultor do Sebrae Alan Alex Debus considerou a campanha um sucesso. “Superou nossas expectativas pelo engajamento dos parceiros, das micro e pequenas empresas e pelo empenho em esclarecer o cliente da importância de comprar da micro e pequena empresa”.
Debus lembra que o papel do Sebrae é estimular ações como esta, mas cabe aos empresários se envolverem com a proposta. “Quem se engaja são as empresas e as entidades que as representam e sentimos este engajamento muito forte com vários parceiros da região. Recebemos muitos pedidos de materiais e palestras para que levássemos isso aos municípios, em especial, aos pequenos. Fechamos com ‘chave de ouro’, no dia da Micro e Pequena Empresa”.
O consultor destaca que o desafio de sensibilizar o consumidor para priorizar as compras em empresas locais é permanente. “A ideia do Sebrae é estimular cada vez mais para que os consumidores entendam a importância de comprar da micro e pequena empresa, pois comprando dela você gera desenvolvimento local, gera renda e emprego, e ainda, melhora a qualidade de vida de todos”.
A consultora de Empreendedorismo do Sebrae, Debora Steiner avalia que mais de mil empresas participaram da campanha. “Acreditamos que atingimos mais de mil pessoas seja nos seminários, orientações, inscrição no hotsite ou nas consultorias de inovação para as empresas”.
Debora Steiner conta que o hotsite da campanha oferece informações sobre os micros e pequenos negócios em todos os segmentos. “Hoje é o dia que foi instituído o estatuto da micro e pequena empresa e é o dia que estamos incentivando o consumidor a consumir da pequena empresa, mas nós acreditamos que esta campanha não para hoje, cinco de outubro, acreditamos que ela vai permanecer por muito tempo. O consumidor que desejar conhecer as empresas cadastradas pode entrar no site da campanha que é www.compredopequeno.com.br e ter acesso as informações e localização das empresas que deseja consumir seus produtos ou serviços”.
A consultora lembra que os empresários que se preparam passam pelo processo de crise de forma mais tranqüila. “Tem todo um cenário econômico de instabilidade, mas cabe ao empresário se preparar. Se eu enquanto empresário estou me capacitando, estou buscando informações e guardando recursos, com certeza passarei por este momento, de forma mais tranquila, do que não tivesse me preparado. Então o Sebrae convida aos empresários que ainda não se prepararam que venham buscar uma capacitação para si, para seus colaboradores para superar este momento, seguir crescendo, faturando e gerando empregos”.
Os empresários presentes avalizaram a consultora e disseram que se prepararam e a crise, ainda não é sentida por eles. O senhor Valdecir Bender do setor de reparação automotiva lembra que já passou por outras situações difíceis e que buscou no Sebrae o suporte para sua decisão de mudar. “Tomei as decisões na hora certa para seguir com minha empresa. A decisão de mudar partiu de mim e aí ficou mais fácil. As coisas precisam ser mudadas para se manter no mercado. E eu mudei e a expectativa para o ano que vem é positiva. Já sinto que as mudanças foram para melhor, já estou sentido os resultados”.
O empresário Renato Friederich conta que enfrentou muitas dificuldades e precisou reorientar o foco do negócio para superá-las. “A crise não pegou a gente na loja. Fizemos ações como parcerias, descontos especiais e aprimoramos tecnicamente. O resultado veio! Não tem que pensar em crise, tem que fazer o diferencial e buscar atender as necessidades dos clientes”, aconselhou.
Edson Carollo, representando a Associação Comercial e Empresarial de Toledo – ACIT alertou que os empresários precisam aproveitar as oportunidades de formação e informação para aprimorar os seus negócios. “Quem se organizou lá atrás não sentirá a crise. Precisamos mudar a cultura do empreendedor, ele tem que participar mais, buscar conhecimento. Tem um monte de gente pensando o nosso negócio, temos que aproveitar isso”.
A responsável pela sala do empreendedor da Prefeitura, Fernanda Moreira avaliou que a campanha incentivou os micros empreendedores individual. “Os empreendedores que buscaram a sala e tiveram acesso a informação, todos aderiram a Campanha Compre do Pequeno. A sala é parceira do Sebrae, porque o nosso intuito é o oferecer ao pequeno, micro empreendedor individual todo o tipo de informação para que ele venha a crescer de forma segura. Para nós não é uma campanha, mas uma ação permanente de incentivar o empresário”.