A sanção da lei que permite a concessão de terrenos do Polo de Processamento de Pescado para empresas frigoríficas, no sábado (03), permitiu que a Unioeste e o Frigorífico Frigofish selem uma parceria. A intenção da Universidade é realizar estudos técnicos para a implantação de uma moderna unidade industrial frigorífica para ampliar o abate de tilápias. O termo de cooperação será firmado na quarta-feira (07), às 11h30, na sala de reuniões da Prefeitura de Toledo.
A parceria envolverá a equipe técnica do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq), da Unioeste, e está inserida no projeto de extensão intitulado “Inovações Tecnológicas na Aquicultura, Tecnologia do Pescado, Agricultura Sustentável e na Agroindústria – Fase II”, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade e coordenado pelo professor Aldi Feiden.
O projeto desenvolverá um estudo de viabilidade técnica e econômica para o empreendimento, o dimensionamento das instalações e equipamentos para a planta industrial e seu tratamento de efluentes, que permita a ampliação da produção com a máxima eficiência energética, ambiental e de pessoal, baseado em critérios de inovação que o setor apresenta.
A Unioeste em suas diversas parcerias na área de extensão aquícola, tem contribuído com várias empresas da região para que a atividade possa se profissionalizar cada vez mais, e garantir para Toledo o reconhecimento como o maior Polo de Produção de pescado cultivado em água doce do Brasil.
Atualmente a produção brasileira de tilápias, segundo dados do IBGE de 2015 é de 169.306 toneladas, sendo que a região oeste do Paraná é responsável por mais de 40 mil toneladas, processadas por 22 indústrias, das quais Toledo se destaca, com seis plantas industriais instaladas no município. Desta forma, a instalação do Polo de Processamento de Pescado no distrito de Novo Sarandi, projetado e realizado pela Prefeitura de Toledo, vai ampliar ainda mais a cadeia produtiva da piscicultura regional e colocar o município como protagonista do setor aquícola brasileiro.
Para o Frigorífico Frigosfish a parceria vai ser importante pelo fato de que a universidade vai disponibilizar para o estudo técnico diversos profissionais com conhecimento e experiência na área de tecnologia do pescado, engenharia e legislação, o que permitirá a elaboração de um projeto de uma indústria moderna e altamente tecnificada, que certamente produzirá um pescado de alta qualidade destinada aos mais exigentes mercados do país, e também ampliar a geração de empregos no distrito e na região, contribuindo com o desenvolvimento regional.
A parceria envolve também a Fundação Universitária de Toledo, entidade de apoio da Unioeste, que tem se destacado no apoio às atividades de extensão universitária, que fará a gestão administrativa e financeira do projeto. A assinatura do termo de parceria na Prefeitura de Toledo demonstra que o Governo Municipal e a Universidade podem e devem atuar como indutores do desenvolvimento econômico, dando suporte tecnológico e legal para o crescimento das cadeias produtivas agroindustriais, o que está acontecendo com a piscicultura regional.
DESENVOLVIMENTO
Frigofish e Unioeste celebram parceria para implantação de frigorífico no Polo de Processamento de Pescado
O termo de cooperação será firmado na quarta-feira (07), às 11h30, na sala de reuniões da Prefeitura de Toledo.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 3Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 4Adeus a Luís Fritzen
- 5Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
Últimas notícias
- 1Com aumento de 8,7% na pecuária, Paraná tem 9 cidades entre as maiores produtoras do Brasil
- 2Sicredi é eleito Melhor Financiador para Mulheres Empreendedoras das Américas no Global SME Finance Awards 2025
- 316ª Semana Farroupilha e 4º Fesfat têm abertura oficial em Toledo
- 4Cesta básica de Toledo registra quarta queda consecutiva, mas ainda acumula alta no ano
- 5Valor 1000 reconhece o Sicredi entre as 100 maiores instituições financeiras do país