A associação congrega atualmente 14 produtores de leite, os quais chegam a processar até 800 litros de leite por dia. “A produção varia conforme a demanda”, explica o secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Eloir Pape. O grupo comercializa a produção em supermercados de Toledo, mercearias, entre outros estabelecimentos, além de vender na feira do produtor e atender programas municipais como o Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta (PAA), que atende os restaurantes populares e entidades, e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para a merenda escolar.
O apoio aos pequenos produtores, conforme o secretário de Agropecuária e Abastecimento, faz parte de uma política da administração municipal de incentivos visando estimular e fortalecer novos empreendimentos rurais. A associação recebeu o apoio do poder público desde a sua implantação. Foram investidos recursos públicos municipais e estaduais desde o início do projeto, que envolve hoje 14 produtores da comunidade, gerando emprego e renda para os proprietários envolvidos.
Nesta etapa a prefeitura investiu R$ 8 mil no revestimento da câmara de cura e conservação de queijos, o que deverá conferir uma qualidade ainda maior do produto. Antes de ser embalado a vácuo e comercializado, o queijo permanece nesta câmara para finalização. “É quando o produto recebe o acabamento final, antes de ser comercializado”, explica Pape.
Da Assessoria - Toledo