Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Afaqueijos recebe novos investimentos da prefeitura

Os produtores de leite que fazem parte da Associação de Produtores de Queijos de Cerro da Lola (Afaqueijos) serão contemplados com novos investimentos da administração municipal. A prefeitura de Toledo viabilizou o revestimento isotérmico da câmara de cura e de conservação de queijos. A entrega oficial do investimento, aprovado pela Câmara de Vereadores, através de lei, será nesta quinta-feira (05), às 16h, na sede da entidade, em Cerro da Lola.

04/05/2011 - 13:35


A associação congrega atualmente 14 produtores de leite, os quais chegam a processar até 800 litros de leite por dia. “A produção varia conforme a demanda”, explica o secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Eloir Pape. O grupo comercializa a produção em supermercados de Toledo, mercearias, entre outros estabelecimentos, além de vender na feira do produtor e atender programas municipais como o Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta (PAA), que atende os restaurantes populares e entidades, e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para a merenda escolar.
O apoio aos pequenos produtores, conforme o secretário de Agropecuária e Abastecimento, faz parte de uma política da administração municipal de incentivos visando estimular e fortalecer novos empreendimentos rurais. A associação recebeu o apoio do poder público desde a sua implantação. Foram investidos recursos públicos municipais e estaduais desde o início do projeto, que envolve hoje 14 produtores da comunidade, gerando emprego e renda para os proprietários envolvidos.
Nesta etapa a prefeitura investiu R$ 8 mil no revestimento da câmara de cura e conservação de queijos, o que deverá conferir uma qualidade ainda maior do produto. Antes de ser embalado a vácuo e comercializado, o queijo permanece nesta câmara para finalização. “É quando o produto recebe o acabamento final, antes de ser comercializado”, explica Pape.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29