A formação certificada pela American Heart Association (AHA) contou com 20 horas de atividades teórico-práticas. Entre os objetivos gerais do curso se apresentam a formação do atendimento sistematizado nos primeiros dez minutos de uma parada cardíaca súbita, testemunhada ou não pelo profissional de saúde. Também consta o atendimento inicial a uma urgência cardiológica no adulto, com postura profissional adaptada aos tipos de eventos possíveis no seu contexto real do mundo do trabalho.
Conforme a diretora da UPA, Vânia Gonçalez, o curso também capacita o aluno profissional de saúde de estar ciente da necessidade de tomada de decisão rápida e eficiente em casos de urgência e emergência cardiológicas. “Esse curso é bastante importante para os profissionais de saúde, e indicado na formação de protocolos para padronizar e agilizar o atendimento dentro da sala de emergência, focado na função da UPA”, destacou.
A diretora comentou que ao fim do curso, os profissionais passaram por duas avaliações de caráter eliminatório, sendo uma avaliação prática e uma avaliação teórica, onde o percentual mínimo para aprovação é de 84%. “Vimos a evolução de todos na saída do curso e a maioria foi aprovada e recebeu a certificação. Agora, além da aplicação do que aprenderam todos deverão repassar os conhecimentos para os demais técnicos, para formação das equipes”, explicou.
A secretária de Saúde, Denise Campos, também comentou que o curso foi um pedido dos próprios médicos e enfermeiros, devido sua importância. Segundo Denise, a prioridade do profissional de saúde é de salvar vidas e o atendimento rápido, bem realizado e fundamentado em conhecimentos concretos é fundamental, em especial à pacientes cardíacos. “É um curso voltado exatamente para urgência e emergência. Para nós, que todos os médicos efetivos que atuam na UPA tenham essa capacitação e estejam qualificados para atuar em um atendimento em cardiologia é uma grande realização”, afirmou Denise, lembrando que não há outra referência em cardiologia no município. “É uma necessidade termos médicos qualificados para dar esse primeiro atendimento preservando o paciente e depois fazendo a referência para o hospital”, acrescentou.
Formação continuada
Além do curso desenvolvido neste final de semana, a Secretaria Municipal de Saúde busca outras formações para os profissionais que atuam em saúde no município. Segundo a secretária Denise, o curso de suporte avançado em trauma (ATLS) e suporte avançado em pediatria também serão ofertados para as equipes de urgência e emergência.
A diretora da UPA, Vânia Gonçalez, afirmou que também já foi realizado o curso de contensão de pacientes psiquiátricos. “Todas as formações são de extrema importância, para melhorar e aperfeiçoar a atuação do profissional da UPA no atendimento”, concluiu.