O feriado de 12 de outubro proporcionou aos acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Paranaense, unidade de Toledo, uma experiência singular. Ao todo, 38 anos do curso de Educação Física, orientados pela professora Dcheimy Baessa, aproveitaram o período para conhecer Canyon Guartelá (sexto maior canyon do mundo), localizado no município de Tibagi, no Paraná. Responsável pela disciplina de Ecoesportes, Baessa fez questão de levar os acadêmicos ao local para conhecer a região e praticar esportes ligados a natureza.
O Parque Estadual do Guartelá foi criado através do Decreto 1.229 de 27 de março de 1992 e implantado em 1997. Ele protege uma área de rico patrimônio natural e arqueológico da região do canyon do Rio Iapó. Entre as atividades desenvolvidas no Guartelá, explica a professora, foram visitados o Parque do Guartelá, em uma trilha de 5 km, passando pelo mirante principal construído em madeira, de onde se tem uma vista excepcional, cartão postal do Canyon do Rio Iapó. No retorno da trilha, os alunos passaram pela Cachoeira da Ponte de Pedra e pelos Panelões do Sumidouro. Também foram realizados trekkings por diversas trilhas lindíssimas, rafting no Rio Tibagi, e rapel de 25 metros no Vale da Suçuarana, no Sítio Sete Quedas.
“Todas as aventuras foram acompanhadas de informações sobre a história e geografia do local, explicações sobre as técnicas para as práticas, além de muita diversão. Nos momentos de descanso, os acadêmicos se divertiram praticando o slackline”, relata a professora.
O interessante, segundo Baessa, foi saber que os acadêmicos de Educação Física da Unipar foram os primeiros da área a visitar o local. “O guia Manoel, um dos principais responsáveis pelo parque e nativo do Guartelá, comentou que até o momento haviam recebido acadêmicos de vários cursos, como Geografia e Biologia, mas que esta era a primeira vez que acadêmicos de Educação Física visitavam o parque”, conta ela, ressaltando ainda que os estudantes foram convidados para retornar outras vezes e participar dos eventos que serão realizados no próximo ano.