Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ECONOMIA

Sebrae/PR oferece capacitação de análise de mercado em Toledo

A oficina integra Programa Começar Bem, que prevê um passo a passo para a abertura de um empreendimento planejado e com mais chances de sucesso; inscrições estão abertas

20/10/2015 - 17:33


Um dos primeiros passos antes da abertura de uma empresa é conhecer se a ideia dela é viável ou não, se há público para tal perfil de negócio. Para responder a esse questionamento, o empreendedor precisa fazer uma análise de mercado. O processo para desenvolver esse diagnóstico pode ser compreendido na oficina “Análise de Mercado”, que será ministrada em Toledo nos próximos dias 26 e 27 no escritório do Sebrae/PR do município.

Indicado não só para pessoas que estão com uma ideia de negócio e querem colocar em prática, mas, também, para empresários já atuantes. “A análise de mercado é crucial antes da abertura da empresa, porém ainda é muito válida para fomentar novas estratégias de venda para aqueles que já têm seus negócios e querem pensar em ações para melhorar seus rendimentos a partir do conhecimento do comportamento do consumidor”, explica Deborah Steiner França, consultora do Sebrae/PR.

A consultora enfatiza que a análise de mercado previne os erros e ajuda o empresário a correr riscos calculados. “Uma das maiores causas de falência de pequenos negócios antes de um ano de vida é a falta de planejamento e adaptação. Analisar o mercado antes de abrir a empresa, ou lançar um novo produto ou serviço para a empresa que já existe, possibilita que se criem estratégias mais adequadas ao que o consumidor busca e, assim, há mais chances de sucesso”, enfatiza.

A capacitação “Começar Bem - Análise de Mercado” tem 8 horas de duração, sendo realizada das 19 às 23 horas nos dias 26 e 27 de outubro. As vagas são limitadas e o investimento total é de R$ 70 por participante. As inscrições podem ser feitas através do site do Sebrae/PR (www.sebraepr.com.br), no link cursos e palestras, ou diretamente no escritório da entidade em Toledo, que fica na Avenida Parigot de Souza, no 2.339, esquina com a Rua Sarandi.

Na oficina, os participantes aprenderão a desenvolver análises de mercado, seja antes ou no decorrer da abertura da empresa. Na análise de mercado é possível identificar as características dos consumidores, de acordo com os critérios que seguem ao realizar uma compra. “Com isso, o empreendedor consegue determinar o perfil de sua clientela, o que o ajudará no posicionamento de mercado, na formulação de estratégias de venda e de marketing”, acrescenta Deborah Steiner França.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px