1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Encontro de Corais será nesta sexta no Teatro Municipal

“Quando sozinhas, as pessoas são como notas soltas, pouco significam. Entretanto, se unidas, fazem música”. A comparação é feita pelo maestro Nelson Engelmann, que estará à frente de um dos cinco grupos vocais (Sadia, Viva a Idade, Meninos e Meninas de São Vicente de Paulo, Cristo-Rei e Cantare) que se apresentará, nesta sexta-feira às 20h, durante o X Encontro de Corais no Teatro Municipal de Toledo.  Promovido pela Secretaria da Cultura e com entrada franca, o evento promete trazer diversidade e a boa música como a grande estrela da noite.

04/05/2011 - 14:26


A pluralidade de gêneros e ritmos também será outra marca da apresentação. “Este ano procuramos trazer novidades para a plateia como um encontro mais interativo”, destaca Neusa Federhen, integrante da comissão organizadora do evento. “Cada grupo deverá apresentar de três a quatro músicas, que vão do clássico ao popular”. A secretária de Cultura, Rosângela Reche de Souza, destaca o encontro como uma oportunidade para o crescimento e o desenvolvimento do canto coral. “O que queremos é integrar os corais que existem em Toledo, que tem uma tradição forte nesta arte”, avalia Reche, indicando a voz humana como o mais perfeito instrumento musical.
Para a regente do Grupo Vocal Cantare, Rosangela Clivati, o encontro integra e socializa os diferentes grupos. “Momentos assim permitem uma comunicação entre os corais, em que conseguimos visualizar a musicalidade de cada um deles”, assinala a maestrina, pontuando que os cantores assumem um compromisso emocional com o público, dedicando horas de ensaio até a apresentação. “É um ato de carinho com a plateia. Na ocasião, cantaremos Carinhoso (Pixinguinha), Happy Day (Negro Spiritual) e Anjo (Roupa Nova)”.
Além das 20 vozes de seu coro, o grupo da Sadia terá a participação especial do pianista Clayton Carneiro. “Ele é um artista toledano que roda o mundo com seu instrumento e por quem teremos o prazer de ser acompanhados”, avisa o maestro Nelson Engelmann, pontuando que arte do coral encanta, congrega e fortalece o espírito do trabalho em equipe.”Resgatar e prestigiar essa cultura deve ser algo presente, porque trata-se de uma arte que incluí as pessoas”.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29