Durante o Fórum, o prefeito Beto Lunitti apresentou aos participantes o cenário de desenvolvimento de Toledo e ações desenvolvidas durante sua gestão para a promoção do desenvolvimento sustentável. “Ao final do nosso painel fui surpreendido por comitivas de outros países que nos procuraram para obter mais informações sobre os dados estatísticos e de ações que apresentei ao fórum da governança local”, lembrou o prefeito.
Beto Lunitti conta que a equipe da prefeitura está organizando dossiê com mais informações sobre o município. “Vamos encaminhar aos países que nos solicitaram para que avaliem com mais profundidade as nossas ações”. O prefeito destacou também o diálogo realizado com outros investidores. “Durante o Fórum eu recebi a visita de um representante de negócios da Europa, que tem sua sede em Turim para discutir possíveis investimentos em Toledo. Fico satisfeito porque nossa participação no Fórum abriu um flanco na possibilidade de investimentos no nosso município. Espero que este diálogo que se iniciou prospere e se consolide em investimentos italianos aqui em Toledo”.
O grupo interessado em investir no município pretende atuar na área de tecnologias para o agronegócio. “Este diálogo inicial poderá se desdobrar em um novo encontro, talvez ainda este ano, ou princípio do ano que vem. Vamos manter contato com os representantes destes industriais que tem muita tecnologia a oferecer e tem interesse em fazer investimentos e estabelecer negócios com pequenas e médias empresas em diversos ramos – claro que o conceito de pequeno e médio negócio deles é diferente do nosso, o que não nos impede de colocar diversas empresas locais na rodada”.
Beto Lunitti destacou que o papel do município é fomentar e criar ambiente favorável aos negócios. “O município irá estabelecer o contato inicial, depois caberá ao setor privado a dar continuidade neste processo de negociação. O papel do município é ser indutor de desenvolvimento e de atração de tecnologias”. O prefeito lembrou que o fato do município ser um polo universitário ampliou ainda mais o interesse dos investidores. “A presença das Universidades e Faculdades foi um elemento importante que chamou a atenção dos investidores, por isso, temos que cuidar e promover sempre, um ambiente favorável para o desenvolvimento das universidades, porque estas são uma ferramenta indutora do desenvolvimento. No olhar dos europeus a presença da academia é vital para o desenvolvimento e para os negócios”.
Da Redação