É na escola que a maioria das crianças desenvolvem as primeiras experiências sociais e educacionais. Nos primeiros anos de ensino, muitas descobertas chegam aos pequenos e a alimentação é uma delas. Todas as ações da infância podem resultar em hábitos que serão levados para a idade adulta. Pensando nisso, cozinheiras de Toledo se inscreveram no Concurso Nacional de Melhores Receitas da Alimentação Escolar, que foi aberto para todo o Brasil. Em Toledo, duas escolas já confirmaram participação.
Segundo o nutricionista da Secretaria Municipal de educação (SMED) Rafael Heinrich, o concurso irá se dará em quatro etapas. “Na primeira etapa do concurso participam todas as escolas do Brasil, e será uma eliminatória. Na segunda etapa, ocorrerá a disputa entre escolas de todo o estado, na terceira etapa disputam as escolas do sul do país que passarem pela etapa estadual e na última etapa as finalistas de todo o Brasil”, contou.
Os quesitos avaliados nas receitas de merenda escolar levarão em conta a viabilidade do alimento, a valorização dos hábitos locais da população e a criatividade na elaboração do prato. “Esses três quesitos serão a base para decidir qual a melhor receita”. A receita deve se caracterizar como salgada e haverá premiação em algumas etapas. “Na primeira etapa, os inscritos receberão certificado de participação, na segunda etapa um kit de manipulação de alimentos caracterizado para uso no concurso, na terceira etapa será oferecido um curso de boas práticas e elaboração de receitas de dois dias com despesas pagas, na quarta etapa será oferecida uma viagem com destino a ser escolhido pelo vencedor e cinco mil reais”. Os nutricionistas e gestores dos municípios receberão uma placa comemorativa em alusão ao concurso.
A receita
As cozinheiras da Escola Municipal Osvaldo Cruz que estão inscritas no concurso comentaram sobre a receita que inscreveram. A cozinheira Giovana Leivaf do Matto falou sobre como é elaborada a receita. “A receita inscrita é o macarrão ‘arco-íris’. Nós preparamos um molho de frango desfiado com legumes, e a massa do macarrão é colorida, sendo uma massa com beterraba, uma com couve folha e uma com cenoura. Com estes ingredientes, o macarrão fica colorido, chamando atenção das crianças”, disse.
A outra cozinheira da escola, Maria Duarte Faph, também inscrita explicou que esta é uma forma de incluir os legumes e verduras na alimentação das crianças. “Desta forma, elas comem de uma maneira divertida, sem notar a presença dos legumes, principalmente as que não têm costume de ingerir estes alimentos”, conta.
A refeição já foi servida na merenda escolar e foi muito bem aceita pelos alunos. “Alguns estranharam a refeição, mas no geral, todos adoraram, por se tratar de uma alimentação divertida. Esperamos que estes hábitos sejam levados para a vida destas crianças, e que estas crianças sejam beneficiadas pelos nutrientes desta alimentação”.
As cozinheiras estão empolgadas em participar. “Sinto-me valorizada pelo reconhecimento da minha profissão, e espero que a nossa receita tenha bons resultados. As nossas crianças já aprovaram”, falou Giovana.
Para o nutricionista Rafael o concurso valoriza a profissão e é importante na saúde e no crescimento dos alunos. “Todos nós sabemos a importância de uma alimentação saudável, e desta forma, o concurso estimula e valoriza todas as cozinheiras que trabalham para influenciar os bons hábitos de alimentação das crianças”, concluiu.
Fonte: Secom