Os alunos do Colégio Estadual Dario Vellozo vieram à Prefeitura de Toledo na quarta-feira (21) para conhecer a estrutura organizacional e administrativa do Poder Executivo Municipal. A atividade faz parte do Projeto Geração Atitude, proposto pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR). Os alunos, de duas turmas do segundo ano e uma do terceiro, do ensino médio foram recepcionados pelo prefeito Beto Lunitti e servidores ligados aos setores orçamentário e jurídico.
O objetivo da ação, segundo a professora do Colégio, Marlise Hofstaetter Zanini, é promover a participação social e o protagonismo juvenil. “Ao contrário do que esperávamos, os jovens tem questionado e buscado entender o papel dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Fizemos uma visita à Justiça Eleitoral e verificamos o sistema de recadastramento biométrico. Aos poucos eles vão entendendo este processo e o que é ser cidadão”, comentou.
Antes de participar de uma explanação da diretora de Planejamento Orçamentário, Regina Angnes Ikeda, e o analista em administração e planejamento da Assessoria Jurídica, Afonso Simch, o prefeito Beto Lunitti falou para os estudantes a importância em compreender o funcionamento das estruturas. “Vocês podem participar das decisões que envolvem a vida de vocês, dos seus familiares e auxiliar na construção de um municipio que contemple o sonho das pessoas”, afirmou.
Projeto Geração Atitude
Desenvolvido pelo Ministério Público do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a Assembleia Legislativa do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o projeto será levado a estudantes do ensino médio de mais de 160 escolas públicas do Paraná.
A iniciativa contempla três ações específicas: “Geração na Escola”, atividades realizadas por professores, promotores de Justiça e juízes de Direito na formação cidadã dos alunos; “Caravana da Cidadania”, concurso que selecionará as melhores ideias de estudantes para mudar o Paraná; e “Gincana da Cidadania”, programa de televisão de cunho educativo-cultural a ser gravado na capital e no interior do Estado.
Fonte: Secom.