Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Estudantes do ensino médio do Dario Vellozo conhecem a estrutura administrativa da Prefeitura

O objetivo da ação, segundo a professora do Colégio, Marlise Hofstaetter Zanini, é promover a participação social e o protagonismo juvenil

23/10/2015 - 17:58


Os alunos do Colégio Estadual Dario Vellozo vieram à Prefeitura de Toledo na quarta-feira (21) para conhecer a estrutura organizacional e administrativa do Poder Executivo Municipal. A atividade faz parte do Projeto Geração Atitude, proposto pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR). Os alunos, de duas turmas do segundo ano e uma do terceiro, do ensino médio foram recepcionados pelo prefeito Beto Lunitti e servidores ligados aos setores orçamentário e jurídico.

O objetivo da ação, segundo a professora do Colégio, Marlise Hofstaetter Zanini, é promover a participação social e o protagonismo juvenil. “Ao contrário do que esperávamos, os jovens tem questionado e buscado entender o papel dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Fizemos uma visita à Justiça Eleitoral e verificamos o sistema de recadastramento biométrico. Aos poucos eles vão entendendo este processo e o que é ser cidadão”, comentou.

Antes de participar de uma explanação da diretora de Planejamento Orçamentário, Regina Angnes Ikeda, e o analista em administração e planejamento da Assessoria Jurídica, Afonso Simch, o prefeito Beto Lunitti falou para os estudantes a importância em compreender o funcionamento das estruturas. “Vocês podem participar das decisões que envolvem a vida de vocês, dos seus familiares e auxiliar na construção de um municipio que contemple o sonho das pessoas”, afirmou.

Projeto Geração Atitude

Desenvolvido pelo Ministério Público do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a Assembleia Legislativa do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o projeto será levado a estudantes do ensino médio de mais de 160 escolas públicas do Paraná.

A iniciativa contempla três ações específicas: “Geração na Escola”, atividades realizadas por professores, promotores de Justiça e juízes de Direito na formação cidadã dos alunos; “Caravana da Cidadania”, concurso que selecionará as melhores ideias de estudantes para mudar o Paraná; e “Gincana da Cidadania”, programa de televisão de cunho educativo-cultural a ser gravado na capital e no interior do Estado.

Fonte: Secom.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px