A partir desta segunda-feira (26), o curso de Filosofia da UNIOESTE promove, no campus de Toledo, a XX edição anual do Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea. O evento é um dos maiores do país e já trouxe à cidade, nas duas últimas décadas, alguns dos mais importantes pesquisadores da área no Brasil e no mundo. Toledo e a Unioeste se tornaram conhecidas, nos meios filosóficos do país, por meio do Simpósio. Este ano, apesar das dificuldades para o financiamento de eventos, não será diferente. Estão em Toledo nomes relevantes nos campos da bioética, da fenomenologia, da filosofia, da psicologia, filosofia política e outros.
Uma das marcas do Simpósio é a participação conjunta de estudantes, funcionários técnico-administrativos e professores em todas as atividades. A boa recepção que sempre se oferece aos visitantes e a qualidade do diálogo filosófico têm sido notáveis, ao longo dos anos. Desde o começo, as diversas esferas do poder político – municipal, estadual e federal – vêm se somar ao intensivo apoio da Universidade, viabilizando o Simpósio. Isto se deve ao retorno alcançado por meio do encontro: livros e vídeos com as apresentações, participação de Institutos Federais e escolas de toda a região, a vinda de estudantes e professores de todo o Brasil e a divulgação da reflexão múltipla e interdisciplinar sobre as diversas áreas do saber filosófico intensificam as atividades de pesquisa, extensão e ensino habitualmente exercidas pela instituição. Dividendos são gerados no comércio local e a seriedade com que Toledo conduz seu desenvolvimento humano ganha destaque e reconhecimento. Este é o motivo por que os coordenadores da atual edição fazem questão de frisar e agradecer o apoio recebido por parte da população, do comércio e da indústria da região, além das instâncias públicas.
O curso de filosofia da Unioeste conta com graduação e pós-graduação; recentemente, entrou em atividade o doutorado, cujas turmas têm admitido grande número de alunos em regime especial, o que mostra interesse crescente e comprova a qualidade do ensino oferecido. Estudantes que se formam em Toledo são admitidos em disputadas pós-graduações em todo o país e muitos dos que passaram pelo curso são, hoje, professores em instituições relevantes.
Reforçam o grupo que atua no Simpósio o Centro Acadêmico do curso, funcionários da Universidade, estudantes da graduação, do PET – Programa de Ensino Tutorial – um dos mais antigos e atuantes do estado, e integrantes do PIBID, programa de estímulo à docência que conta com mais de 40 alunos e envolve professores e escolas de toda a cidade. Sem alarde, mas com firmeza, o curso de Filosofia se insere, assim, na melhoria do ensino regional, em ativa contrapartida ao apoio recebido, preparando o futuro.
O Simpósio será aberto por uma conferência na noite da segunda-feira, proferida pelo professor doutor Vinícius Figueiredo, um dos mais conhecidos do país. Nos dias seguintes, até quinta-feira, as manhãs serão ocupadas por quatro minicursos; durante as tardes, será a vez das comunicações e apresentações; nas noites, a cada vez duas conferências fecharão o dia de trabalho. Por fim, o Simpósio se encerrará na sexta-feira, pela manhã, com a conferência do professor Doutor Mario Caimi, da Universidade de Buenos Aires, um dos mais respeitados especialistas na filosofia de Immanuel Kant (filósofo alemão) no mundo. Outros nomes que engrandecem o evento, além de Vinícus Figueiredo e Mario Caimi, são os da professora Doutora Irene Borges, da Universidade de Évora (Portugal), Doutor Helmut Girndt, da Universidade de Duisburg-Essen (Alemanha), Doutor Martín Grassi (Universidade de Buenos Aires), Doutor Fernão Salles (Universidade de São Carlos), e Doutor Leocir Pessini, renomado especialista em
INTERNACIONAL
Bioética, além da professora Doutora Vânia Dutra Azeredo, da Unioeste, autora de importantes livros na área de Lógica e sobre a filosofia de Nietzsche. Nos minicursos, Toledo contará com a presença de Vanessa Fontana, Elizia Ferreira , Vanessa Yuri e Flávio Zimmermann, além dos professores da casa. Os temas abordados irão desde o pensamento africano até a reflexão sobre o conceito de Vida; da filosofia da ciência até a política e a ética filosoficamente refletidas.
Uma novidade da última edição será mantida neste XX Simpósio: as apresentações conhecidas como “Cara a tapa”, em que os inscritos apresentam livremente suas posições e produções a respeito de temas filosóficos, sob a forma mais livre das discussões que marcaram o início do pensamento filosófico.
A presença no Simpósio é livre e as inscrições, para quem se interessar pelos certificados, permanecem abertas através do portal do curso de Filosofia, na internet.