Aproximadamente 35 mil eleitores, dos municípios de Toledo, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu ainda não realizaram o recadastramento biométrico obrigatório. Quem faz parte deste número tem até o dia 30 de novembro de 2015 para fazer o procedimento, no Tribunal Eleitoral Regional de Toledo (TRE) - (rua Miraldo Pedro Zibetti, Jardim Santa Maria).
Quem não fizer o recadastramento biométrico pode encontrar dificuldades não somente para votar nas próximas eleições, com também para obter um passaporte, por exemplo. Quem explica é a Chefe de Cartório da 148ª Zona Eleitoral de Toledo, Lúcia Midori Takano. “O título de eleitor de quem não realizar o procedimento será cancelado e a pessoa não obterá mais a ‘quitação eleitoral’, necessária para solicitar o passaporte, se matricular em universidades públicas, assumir cargos públicos, entre outras situações”, explicou.
Ainda segundo Lúcia, o movimento no cartório diminuiu nas últimas semanas. “Portanto, o atendimento está mais rápido, com horários livres”, complementou. No entanto, como falta uma parcela significativa da população para fazer o recadastramento, a expectativa é que durante o mês de novembro, o movimento aumente consideravelmente. “Consequentemente, o eleitor poderá encontrar filas e mais demora para finalizar o processo, que é simples”, disse Lúcia.
Opções
O eleitor pode ir diretamente até o TRE em Toledo ou fazer o agendamento por meio do site: www.tre-pr.jus.br. É necessário levar um documento oficial com foto, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o Título de Eleitor e um comprovante de residência atual.
Da Redação.