O Banco de Leite Humano (BLH) Dr. Jorge Nisiide do Hospital Bom Jesus (HBJ) de Toledo precisa de doadoras para manter o estoque de leite durante o período de férias e festividades que se aproxima. Segundo a enfermeira do BLH, Tatiane Pauli, entre os meses de dezembro e janeiro ocorrem baixas no estoque, por conta das viagens que normalmente as famílias das doadoras realizam nesta época. “No fim de ano as coletas diminuem consideravelmente, mas novos bebês chegam todos os dias, portanto precisamos de doadoras agora, para manter o estoque nos próximos meses, quando não teremos tantas coletas assim”, disse.
É para os bebês da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do HBJ que o leite é destinado. Além destes, bebês intolerantes a outros tipos de leite ou por outros motivos, também são abastecidos pelo BLH. “A média é de seis bebês atendidos na UTI Neonatal e mais três externos quando estamos com leite em quantidade suficiente”, contou Tatiane.
Para doar
As mães que tem seus bebês no HBJ são acompanhadas pelo BLH e tendo produção em excesso, se tornam doadoras. Já as mães que tiveram seus bebês em outras instituições médicas e desejarem doar, precisam apenas entrar em contato com o BLH e fazer o cadastro, pelo telefone (45) 2103-2013. “Depois disso, alguém da equipe do Banco de Leite vai até a casa da doadora, entrega o material composto de um frasco de vidro esterilizado, touca e máscara e ensina como coletar o leite corretamente”, explica a enfermeira. Uma vez por semana alguém do BLH passa na residência para buscar os vidros.
Além da doação voluntária das mães diretamente no BLH Dr. Jorge Nisiide, todos os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde também contribuem. Cada prefeitura fica responsável pela coleta da cidade, que depois é encaminhada para Toledo.
BLH Dr. Jorge Nisiide
No último dia 20 de outubro, o BLH Dr. Jorge Nisiide ganhou pelo terceiro ano consecutivo, o certificado de excelência pelos serviços prestados no ano de 2015. O documento, concedido pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, reconhece o cumprimento dos requisitos de qualidade pré-estabelecidos e configura-se como ação estruturante e reguladora da gestão dos processos de trabalho. O atendimento no BLH é gratuito e ocorre todos os dias das 7h às 19h. Palestras gratuitas sobre aleitamento materno são ministradas para as interessadas todos os sábados, a partir das 9h.
No Paraná
De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA), o Paraná é o segundo estado que mais coleta leite no Brasil, ficando apenas atrás de São Paulo. De janeiro até outubro deste ano já foram coletados 13.944 litros no Estado. Foram 12.292 doadoras, que doaram o suficiente para atender 7.061 recém-nascidos prematuros até o momento.
Da Redação.