Neste último domingo, dia 25 de outubro, a Diocese de Toledo reuniu no Instituo João Paulo II, clero, sua liderança de pastorais e movimentos eclesiais, bem como representantes dos conselhos de pastoral das paróquias em assembleia geral. Nela foi definido o tema "Igreja em saída: discípula missionária a serviço da vida". Ele será norteador de seu plano de pastoral, o Plano Diocesano da Ação Evangelizadora para o período 2016-2019.
O bispo diocesano, Dom João Carlos Seneme, avaliou a definição da assembleia. “Com muita alegria, serenidade e paz realizamos nossa Assembleia Diocesana. Lideranças de todas as nossas comunidades vieram para este momento bonito de ação do Espírito Santo. Fiquei contente com os trabalhos feitos encaminhamentos dados, sobretudo pela escolha do tema que norteará a Pastoral nos próximos anos”, disse.
Em síntese, o novo plano de pastoral diocesano segue as orientações das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, bem como no Paraná, à luz da Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”, do Papa Francisco. “Nos orientamos pelas diretrizes da Igreja, tendo muito presente o pedido do Papa, insistindo que sejamos uma Igreja em saída. É esse motivo que orienta o nosso trabalho nos cinco grandes temas da ação evangelizadora no Brasil”, comentou D. João.
Ainda de acordo com ele, a Exortação Apostólica é inspiradora para que a Igreja seja acolhedora, sem perder o que Jesus ensinou: a amor a Deus manifestado no amor aos pobres. “É a Igreja particular da Diocese de Toledo que se coloca nessa atitude como discípula missionária”, observa.
Fonte: Centro Integrado de Comunicação - Paulo Weber Junior.