Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Quarto LIRAa de 2015 iniciou nesta segunda-feira

O terceiro apontou 0,9% de infestação, resultado comemorado pela equipe.

26/10/2015 - 17:58


O quarto Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) em Toledo iniciou nesta segunda-feira (26). Os agentes de combate às endemias farão o trabalho até sexta-feira (30) de forma amostral, sendo que aproximadamente 1.800 imóveis serão visitados. Em janeiro o índice foi de 6,8% de infestação, número considerado alto pela Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias. O segundo, realizado em março, teve uma pequena diminuição apontando 6,6%. Já o terceiro, apontou 0,9% de infestação, resultado comemorado pela equipe.
 
Conforme informou o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, no LIRAa, uma em cada cinco casas uma é visitada e com o levantamento é possível definir as ações. “Depois do levantamento e conforme o resultado, observamos quais os bairros com maiores índices para que possamos realizar as ações pontuais”, destacou.
 
Taylon ressaltou também, que a expectativa é manter o índice inferior a 1%, conforme preconiza o Ministério da Saúde. De 1% a 3,9% é considerada situação de alerta e superior a 4% existe um risco de surto de dengue. “Trabalhamos bastante fazendo as ações diárias de visitas, com o caminhão de lixo e de fumacê quando há casos suspeitos, para que esse índice se mantenha satisfatório, mas é importante que a população também faça sua parte mantendo suas residências livres de acúmulo de água e limpando os terrenos ao menos uma vez por semana”, afirmou.
 
Taylon acrescentou que em 2015 já foram contabilizadas 1156 notificações. Destas, 719 foram confirmadas como casos da doença, sendo 653 autóctones e 66 importados. “São situações que nos preocupam e é preciso que a população se conscientize, pois o melhor caminho é a prevenção, inclusive utilizando sempre o repelente. Temos que falar que a Febre Chikungunya e o Zica Vírus também estão circulando e nesta época do ano, com muitas chuvas e calor, a preocupação aumenta”, disse.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px