O HCR é um esporte parecido com a versão convencional e sua principal adaptação é a redução da trave para que o jogador em sua cadeira alcance o travessão. A adaptação do handebol tradicional para o modelo paradesportivo foi realizada em 2005 por docentes da Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus de Toledo.
O HCR tem crescido no Brasil, atualmente existem cerca de 12 equipes sendo que a maior quantidade se localiza no estado do Paraná, onde foi criada a modalidade. De acordo com a presidente da Associação Toledense dos Atletas em Cadeira de Rodas, Edna Fernanda Zanetti, o esporte divide-se em duas modalidades, HCR 4 e HCR 7. “Os atletas vão competir nas modalidades HCR A e B nas categorias Feminino e Masculino. São 11 equipes de vários locais do país inscritas para participarem do campeonato”. Para Edna é uma honra sediar um evento de nível nacional. “Os melhores atletas do país estarão em Toledo, daqui sairão os campeões para representar o Brasil em competições internacionais”, afirmou.
Segundo a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, o esporte possui uma grande expressão no paradesporto de Toledo. “O HCR é destaque no município e para nós da SMEL é importante sediar um evento como este. Mesmo com a mudança na data do campeonato o município anseia por receber cada equipe participante”, conclui. Os jogos serão realizados tanto na Unipar quanto no Ginásio de Esportes Lauri Simon, no Panorama. A abertura será na sexta-feira (30), na Unipar Campus II, às 19h30.