Na segunda-feira (26) a mostra que aconteceu no auditório da Fasul apresentou produções dos alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade da Integração Latino Americana (UNILA). “É uma oportunidade muito bacana de descentralização dos materiais já que as produções acadêmicas acabam ficando restritas à Universidade e um dos principais objetivos do cinema é justamente chegar ao público”, destacou a coordenadora do curso na Unila, Franciele Rebelato.
Segundo Franciele o momento foi bastante proveitoso, onde, além das exibição dos filmes, aconteceu um debate com os público, que se interessou sobre os detalhes da produção. “A conversa que tivemos com os acadêmicos dos cursos de Comunicação Social da Fasul foi interessante pois falamos sobre detalhes da produção, roteiro, importância da direção de imagem, entre outros”, afirmou.
Para a secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, as mostras de curtas é uma maneira de dar visibilidade ao audiovisual produzido na nossa região. “É uma produção que não tem cunho comercial, e sim no contexto artístico, provocando a reflexão por meio da arte. Então é uma forma de buscarmos a formação de platéia para consumo dessa produção audiovisual”, explicou.
Nesta terça-feira (27), a mostra que acontece na Fasul apresentará documentários produzidos pelos acadêmicos dos cursos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Programação no CEU
A programação do Curta Toledo também será realizada no CEU das Artes, por meio da parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC) no Cine Sesc. “Foi feita uma seleção de filmes para levar aquele publico da região do Santa Clara IV, pois muitos deles não tem acesso ao único cinema privado que temos no município”, afirmou a secretária Rosselane.
Segundo ela, a mostra é gratuita e oferece ao público de crianças, adolescentes e jovens, cultura e entretenimento. “Isso aliado ao objetivo maior da Secretaria de Cultura que é a formação de platéia para a linguagem audiovisual”.
Dia Internacional da Animação
Nesta quarta-feira (28) a programação do Curta Toledo conta com a parceria do Sesi Cultura Paraná, que irá realizar a Mostra Oficial de Curta Metragens de Animação do Dia Internacional da Animação (DIA). A ação com entrada gratuita acontecerá no CEU das Artes, no Jardim Santa Clara IV, com várias sessões ao longo do dia, e uma sessão principal às 19h30.
A Mostra Oficial apresenta a exibição de curtas metragens de desenhos animados trazendo um panorama da produção realizada atualmente no Brasil e no exterior, com uma hora de filmes brasileiros e uma hora de filmes estrangeiros. “Nós tivemos o privilégio de sermos uma das poucas cidades no Paraná que estão recebendo esse circuito que acontecerá em todo o Brasil simultaneamente”, destacou a secretária Rosselane.
O DIA é interiorizado pelo Sesi Cultura, realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) com apoio nacional da Endutex, patrocinado pela Zilor Energia e Alimentos e apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC).