A busca por flores naturais e artificiais para o Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro, tem movimentado as floriculturas locais. Entre as flores mais procuradas estão o Crisântemo em primeiro lugar, seguido da Kalanchoe. Porém, homenagear os entes queridos está mais caro em 2015. Segundo dados do Procon, as flores tiveram um reajuste de 8,80%, abaixo da inflação, que ficou em 9,49% no mesmo período de 2014. Já as coroas subiram os preços em 15,92%.
Mesmo assim, o movimento nas floriculturas de Toledo, principalmente na última semana aumentou consideravelmente. Segundo a vendedora da Camélia Flores, Jaqueline Luna, normalmente são vendidos entre 30 e 40 vasos de flores por semana. “Nesta última, por conta do feriado, já vendemos mais de mil vasos”, complementou.
Para atender a demanda, os horários nas floriculturas também serão diferenciados neste fim de semana e no Dia de Finados. A floricultura entrevistada, por exemplo, atenderá no sábado, dia 31 de outubro, das 8h às 18h, no domingo, dia 1° de novembro, das 7h às 18h e na segunda-feira, dia 2, das 7h às 12h.
Da Redação.