Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Fórum debaterá as políticas públicas para os jovens toledanos

Evento acontece nesta sexta-feira e vai qualificar os jovens sobre a importância do Conselho

29/10/2015 - 18:32


Nesta sexta-feira (30) a Secretaria da Juventude realiza, no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura de Toledo, o Fórum do Conselho de Juventude e Controle Social. O evento tem o objetivo de discutir a efetivação do Conselho Municipal de Juventude (COMJUTO), através da lei n° 2.210/15, e terá início às 19h.

Os participantes terão uma palestra com a professora do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Toledo, Luciana Vargas Oliveira, que abordará sobre as atribuições do Conselho de Juventude. Para o secretário da Juventude, Edmilson Dias Barbosa (Dudu), a expectativa é de que 150 jovens participem da plenária. “Nosso público alvo são os interessados em participar do COMJUTO e também os que participam grupos organizados ou movimentos sociais”, comentou o secretário.

Dentre os convidados estão os membros da sociedade civil nos seguimentos de organizações juvenis religiosas, entidades de clubes e serviços, movimentos artísticos e culturais, instituições de nível superior e técnico, comunidades rurais, movimentos das jovens mulheres, movimento dos direitos humanos, estudantil secundarista, universitário e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de representantes do Poder Público de Toledo.

Ainda de acordo com o secretário, o Fórum vai qualificar os jovens sobre a importância do Conselho. “O Fórum pode ser considerado uma pré-conferência onde irão ser apontadas as pessoas para compor o Conselho, que dará as diretrizes sobre as políticas a serem implantadas aos jovens do município”, comentou Edmilson. “Precisamos consolidar uma política mais clara e que assegurem aos jovens os seus direitos”, acrescentou.

Conselho Municipal da Juventude

Sancionada em 17 de setembro, a Lei N° 2.210, a reestruturação do Conselho Municipal da Juventude (COMJUTO) tem o atributo de auxiliar na elaboração de políticas públicas da juventude, além de garantir aos jovens a execução de seus direitos e propor a criação de formas da participação juvenil nos órgão de administração pública. É um órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo, consultivo e fiscalizador de representação da população jovem.

O COMJUTO ainda tem a competência de monitorar as ações feitas pela Secretaria Municipal da Juventude. “É o Conselho que analisa se nós estamos cumprindo o que a lei determina, deste modo, assegurando a execução dos direitos dos jovens no município”, ressaltou o secretário da Juventude de Toledo, Edmilson Dias Barbosa.

Fonte: Secom.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px