Nesta sexta-feira (30) será implantada a terceira Equipe de Saúde Bucal (ESB) em Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município. A nova equipe atuará na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Concórdia a partir do dia 13 de novembro e a expectativa é dobrar a capacidade de atendimentos à população. A ocasião contará com a presença de autoridades e lideranças comunitárias.
O novo modelo de atendimento é preconizado pela Política Nacional de Saúde Bucal e vai melhorar o acesso da população para os serviços das ações bucais. “O bairro terá um dentista e uma técnica em saúde bucal disponíveis para os serviços odontológicos da comunidade todos os dias. Antes o atendimento acontecia em apenas um período, mas com a implantação da EBS os profissionais terão a carga horária de 40 horas semanais”, declarou a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Juciliane Angoneze Cesaro.
A coordenadora ainda falou que a intenção é ampliar gradativamente os números de atendimentos de saúde bucal e chamar novos profissionais para se juntarem a equipe. “No Jardim Concórdia, por exemplo, são realizados aproximadamente 200 atendimentos por mês e quase 600 procedimentos odontológicos. Com a equipe de saúde bucal, a expectativa é que esses números dobrem”, ressaltou Juciliene. “Este tipo de atendimento é direcionado à família como um todo, através de um levantamento onde se identifica as vulnerabilidades de cada família. Deste modo é realizado um plano de ação/tratamento direcionado para resolver as demandas em saúde bucal de forma coletiva”, explicou a coordenadora.
A UBS do Jardim Concórdia possui um consultório odontológico completo e com equipamentos novos. O espaço conta com ultrassom odontológico com jato de bicarbonato, raio-X e cadeira ergonômica.
Ampliação no atendimento da Equipe de Saúde Bucal
A primeira Equipe de Saúde Bucal (EBS) começou a funcionar no mês de junho na Unidade Básica de Saúde Luiz Smaniotto, a UBS do Jardim Santa Clara IV. Ainda em outubro foi implantada a segunda ESB na UBS do Jardim São Francisco. Atualmente todas as unidades na área urbana (11) realizam serviço odontológico para todas as idades, e no interior Novo Sobradinho, Vila Ipiranga, Vila Nova e Novo Sarandi oferecem o atendimento para todas as faixas etárias.
Com a implantação da terceira ESB a Secretaria de Saúde está ampliando a cobertura odontológica no município de forma significativa. “Em 2014 o índice da cobertura populacional das equipes de saúde bucal era de 16,87%. Com a terceira ESB agora em 2015 nós vamos ampliar essa cobertura para 31,87%, praticamente dobrando a cobertura”, evidenciou Juciliane.
Fonte: Secom.