Em um clima bem mais tranquilo, 25 equipes participantes da maratona cinematográfica do 2º Curta Toledo – Festival de Curtametragem – enviaram os vídeos produzidos entre o domingo (25) e a noite desta quarta-feira (28). Destes, 23 serão avaliados pelos jurados. O último prazo para a entrega dos filmes era às 10h dessa quinta-feira (29). Todos os filmes entregues serão exibidos no encerramento do festival, no próximo domingo (01) às 20h no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Em caso de chuva, o encerramento acontece no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, na Vila Pioneiro.
Os 23 filmes entregues dentro do prazo serão avaliados por um corpo de jurados e a partir das 13h de sábado (31) poderão ser votados pelo público. A enquete será disponibilizada durante 24 horas e os três filmes mais votados serão premiados na categoria Voto Popular. O resultado será divulgado apenas no encerramento do evento. A secretária de Cultura, Rosselane Giordani, comemorou o resultado da maratona. “Ficamos muito felizes em saber que estamos expandindo nosso festival, pois aumentamos o número de produções cinematográficas produzidas nessas últimas 72 horas de maratona, além de atrair novas equipes, tanto de Toledo quanto de outras regiões do país”, enalteceu Rosselane.
Ao contrário de 2014, quando a maioria das equipes concentraram a entrega dos materiais nos últimos minutos, este ano os participantes resolveram não arriscar. Foi o caso da Equipe Valala, que entregou o seu vídeo com tempo. Lucas Castilho, integrante da equipe chegou a contar o significado do nome. “Tem a ver com a mitologia nórdica, é um cemitério de guerreiros nórdicos. Segundo a tradição existia um cemitério apenas para os guerreiros. A analogia que fizemos é para dizer que nós somos os guerreiros dessa maratona”.
A maioria dos participantes foram guerreiros como a Valala. “Tivemos que conciliar com trabalho e estudos, gravamos na madrugada, mas essa é a emoção de participar do festival. Gostamos muito da divisão das categorias, pois somos amadores e estávamos em desvantagem o ano passado. Mas desta vez conseguimos disputar com mais igualdade”, salienta Castilho.
A servidora Priscila Turetta, responsável em receber as produções cinematográficas do 2º Curta Toledo disse que as equipes tiveram um prazo extra de 12 horas para realizar a entrega dos filmes. “Isso favoreceu bastante, pois a maratona acabou às 22h dessa quarta-feira (28). As equipes se organizaram melhor esse ano e se anteciparam à entrega, foram poucas que deixaram para última hora”, afirma Priscila.
O coordenador do 2º Curta Toledo, Ivan Junior Peron, disse que a maratona foi bem mais tranquila esse ano. “Tivemos equipes que já participaram o ano passado, portanto não era terreno desconhecido para eles. Isso tranqüiliza tanto a equipe da Cultura, quanto os participantes. De acordo com relatos dos próprios participantes eles acharam um pouco difícil por entrar em uma linguagem desconhecida para a maioria, mas o festival é justamente para dar oportunidade para os profissionais saírem do comercial e fazerem uma proposta artística, além de proporcionar o contato com outras linguagens e, quem sabe, despertar novos talentos.
A maratona
O diretor da Equipe Valala, Maycon Trainoti, falou sobre como foi a maratona cinematográfica. “Foi corrido, mudamos a história no meio da maratona e tivemos que nos esforçar para entregar tudo dentro do tempo. Avaliamos nossa participação no Curta do ano passado e percebemos o que tínhamos feito de errado e tentamos melhorar, agora é torcer para o melhor resultado”, avalia Trainoti.
A equipe vencedora do Curta Toledo 2014 também fez a entrega da sua proposta na manhã desta quinta-feira (29). Era notória a expressão de desgaste físico dos integrantes. “Realmente foi uma maratona. Também tivemos que conciliar com as atividades comerciais e fazer de tudo para cumprir o prazo”, disse ainda exausto o produtor e editor da Equipe TPLC, Gabriel Furlan.
“O desafio foi fechar o roteiro, tentar fugir do clichê do tema e correr contra o tempo, mas no fim tudo deu certo. O melhor de tudo é que normalmente nós temos que fazer filmes comerciais, mas aqui pudemos criar sem essa responsabilidade”, declarou Furlan.
Seu colega de equipe, Henrique Teixeira, disse que esse ano o preparo foi maior. “Ter ganho o Festival ano passado trouxe uma grande responsabilidade, mas pretendemos manter o posto. É sempre uma surpresa, o tema foi mais complexo e isso aumentou o desafio da equipe”, disse Teixeira, produtor executivo da TPLC.
Ele aproveitou para elogiar o Festival. “Deu pra notar que esse ano a organização evoluiu em vários aspectos e isso possibilita uma visibilidade muito grande para o evento. É interessante a vinda de equipes de outras localidades, pois o Curta conseguiu atingir outros olhares. A execução do primeiro já foi um grande sucesso e esse ano tudo indica que será melhor”, avalia Henrique Teixeira.
A primeira vez e o último minuto
O Grupo Put’s é uma das equipes que participa pela primeira vez do Curta Toledo. Por poucos minutos não deixaram de competir na maratona cinematográfica. A editora do Grupo Put’s, Ariana Previatti, conseguiu fazer a entrega do filme nos últimos instantes do prazo estipulado pela organização. “Conseguimos chegar no último minuto por um milagre e só assim percebemos que não morremos na praia”, falou Ariana mais aliviada.
Ela contou que foi difícil para a equipe, pois estavam envolvidos em apresentações teatrais em outra cidade. “Tivemos que aproveitar os intervalos e fazer as gravações em outra cidade. É a primeira vez que estamos participando e várias vezes pensamos em desistir, mas não podíamos morrer na praia, tínhamos que terminar”, frisou Ariana.
A diretora da equipe, Aline Fernandes, falou sobre o que motivou o grupo. “Fazemos parte de um grupo de teatro e queríamos explorar esses outros lados da dramaturgia, isso que mais motivou. Mas ainda não caiu a ficha, pois todos ser esforçaram muito, porém era mais empenho do que técnica, esse era nosso diferencial”, salientou.
Participação regional
O 2º Curta Toledo atraiu inscrições de equipes de várias regiões, inclusive de fora do Estado, que puderam enviar seus vídeos pela internet ou até mesmo pessoalmente. Um desses casos foi da equipe Contra Regra, de Cascavel. O assistente de produção da Contra Regra, Adriano Brandão, fez questão de entregar o trabalho pessoalmente para que não tivesse imprevistos.
“Desde domingo foi só correria. Primeiro nos reunimos para pensar no roteiro e se aprofundar no tema, já pensando na direção de arte, depois produção (figurino, adereços, local para gravação), ai gravamos durante toda a terça-feira (27). Começamos pela manhã e terminamos uma hora da madrugada. Foi muito intenso, foram três dias dedicados ao projeto”, explanou Brandão.
“Para nós participar do Curta Toledo é uma forma de aceitar o desafio apresentado, que é muito interessante. Além de divulgar e profissionalizar o canal que criamos. Inclusive, se tivermos a honra de ganhar, será essencial para melhoria do canal, pois trabalhamos sempre com equipamentos emprestados (som, luz e outros). Então sentimos a necessidade de melhorar”.
Adriano disse ainda que para eles, os prazos aconteceram na medida certa. “O Festival é ótimo. Percebemos que está cada vez mais abrangente e tem tudo para crescer cada vez mais. É muito importante para projetar o potencial cinematográfico da região”, avaliou.
CULTURA
23 filmes concluíram em tempo a maratona cinematográfica do 2º Curta Toledo
Dez horas da manhã de quinta-feira (29) foi o último prazo para a entrega das produções.
Mais lidas
- 1Educatrânsito celebra 10 anos com atividade na escola São Francisco de Assis
- 2Ministério da Cultura, Prati-Donaduzzi e Prefeitura Municipal de Toledo apresentam II FESTIMAP
- 3UBS do Jardim Cosmos amplia horário de atendimento a partir de segunda-feira
- 4Festimap terá oficinas musicais gratuitas na programação
- 5Pelo segundo ano consecutivo, as tecnologias do projeto Queijos Finos do Biopark conquistam 12 medalhas no Prêmio Queijo Brasil
Últimas notícias
- 1Socorro Acioli: Tramas do (Re)Existir
- 2Chile reconhece status sanitário do Paraná e produtores poderão vender carne ao país
- 3Toledo se junta a outros municípios e promove a 3ª Caminhada do Meio-Dia
- 4Jive For Five brilha no palco do Teatro de Toledo
- 5Toledanos concluíram o 17º Transcatarina que teve chegada em Jaraguá do Sul