Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Equipe de Saúde Bucal é implantada na UBS do Jardim Concórdia

Essa é a terceira ESB implantada pelo Município esse ano. Ações práticas marcam encerramento da campanha Outubro Rosa na unidade

30/10/2015 - 19:27


Durante atividades que marcam o encerramento da campanha Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Concórdia foi oficializada a implantação da terceira Equipe de Saúde Bucal (ESB) em Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município. A nova equipe atuará na unidade a partir do dia 03 de novembro e a expectativa é dobrar a capacidade de atendimentos à população.

Além de membros da comunidade, participaram do ato o prefeito Beto Lunitti, a secretária de Saúde Denise Campos, a vereadora Sueli Guerra, o ouvidor do Município Antonio Sergio de Freitas (Zóio) e a Coordenadora da Saúde Bucal, Juciliane Angoneze Cesaro e os membros da equipe.

O novo modelo de atendimento é preconizado pela Política Nacional de Saúde Bucal e vai melhorar o acesso da população para os serviços das ações bucais. “O bairro terá um dentista e uma técnica em saúde bucal disponíveis para os serviços odontológicos da comunidade todos os dias. Antes o atendimento acontecia em apenas um período, mas com a implantação da EBS os profissionais terão a carga horária de 40 horas semanais”, declarou a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Juciliane Angoneze Cesaro.

A coordenadora ainda falou que a intenção é ampliar gradativamente os números de atendimentos de saúde bucal e chamar novos profissionais para se juntarem a equipe. “No Jardim Concórdia, por exemplo, são realizados aproximadamente 200 atendimentos por mês e quase 600 procedimentos odontológicos. Com a equipe de saúde bucal, a expectativa é que esses números dobrem”, ressaltou Juciliane.

“Este tipo de atendimento é direcionado à família como um todo, através de um levantamento onde se identifica as vulnerabilidades de cada família. Deste modo é realizado um plano de ação/tratamento direcionado para resolver as demandas em saúde bucal de forma coletiva”, explicou a coordenadora.

O prefeito Beto Lunitti reforçou que “governar é fazer escolhas e nós queremos melhorar a saúde da população, para isso vamos ampliar os investimentos em saúde bucal”. Ele aproveitou a oportunidade para anunciar a vinda de mais um médico 40 horas para a unidade e ressaltar as ações preventivas. “Encerramos o Outubro Rosa e começamos o Novembro Azul. Antes tínhamos só a ideia da cura da doença, mas sabemos hoje que investir na prevenção é a melhor alternativa”, evidenciou Beto ao elogiar o trabalho de prevenção realizado pela equipe da UBS.

A secretária de Saúde, Denise Campos, disse que como profissional de saúde esse sempre foi um sonho, o de implantar esse modelo de atendimento para a população. “Na maioria das unidades o atendimento odontológico era feito em um padrão de duas horas diárias, nesse novo modelo assistencial o dentista fica oito horas a serviço de resolver as demandas da população. Estamos conseguindo ampliar o acesso aos serviços odontológicos, inclusive com a ampliação da saúde preventiva. Nesse sentido, a equipe do Jardim Concórdia está de parabéns pelas ações que são desenvolvidas na unidade e pelo competente trabalho realizado na campanha do Outubro Rosa”.

A vereadora Sueli Guerra disse que “os munícipes é que ganham com a ampliação da saúde bucal, essa é uma forma de ajudar as pessoas que realmente precisam. Agradecemos o empenho do prefeito pelas ações desenvolvidas pela saúde da população”. A UBS do Jardim Concórdia possui um consultório odontológico completo e com equipamentos novos. O espaço conta com ultrassom odontológico com jato de bicarbonato, raio-X e cadeira ergonômica.

Ampliação no atendimento da Equipe de Saúde Bucal

A primeira Equipe de Saúde Bucal (EBS) começou a funcionar no mês de junho na Unidade Básica de Saúde Luiz Smaniotto, a UBS do Jardim Santa Clara IV. Ainda em outubro foi implantada a segunda ESB na UBS do Jardim São Francisco. Atualmente todas as unidades na área urbana (11) realizam serviço odontológico para todas as idades, e no interior Novo Sobradinho, Vila Ipiranga, Vila Nova e Novo Sarandi oferecem o atendimento para todas as faixas etárias.

Com a implantação da terceira ESB a Secretaria de Saúde está ampliando a cobertura odontológica no município de forma significativa. “Em 2014 o índice da cobertura populacional das equipes de saúde bucal era de 16,87%. Com a terceira ESB agora em 2015 nós vamos ampliar essa cobertura para 31,87%, praticamente dobrando a cobertura”, evidenciou a coordenadora de Saúde Bucal, Juciliane.

Outubro Rosa

A sexta-feira (30) foi repleta de ações na UBS do Jardim Concórdia para marcar o encerramento da campanha Outubro Rosa. Atividades voltadas para a beleza e auto-estima da mulher, por meio da realização de orientações, demonstração de maquiagens, serviço de manicure, massagem relaxante, sobrancelha, limpeza facial, penteados e sorteio de brindes.

As atividades desse dia contaram com o apoio do Instituto Avon, alunas do Curso de Estética e Cosmetologia da Unipar, Farmácia Nova Farma, vereadora Sueli Guerra e vereador Marcos Zanetti, Secretaria de Saúde, além da comunidade em geral.

Também foram realizados 60 exames preventivos e solicitações de mamografia. Na “sala da mama amiga” foram várias orientações sobre o auto-exame da mulher. Nos dias 22 e 29 foram realizadas palestras sobre sífilis e sífilis congênita, ministradas pela médica Gabriela Almeida Kucharski Ravache.

Sala da mama amiga

Toda a unidade foi decorada com informações e atrativos para chamar a atenção das mulheres durante o mês. Nesse sentido foi criada a Sala da mama amiga, onde as mulheres receberam orientações na frente do espelho, para simular a situação de suas casas. “A intenção era focar no auto-exame. O objetivo era que ela aprender a se cuidar em casa, acrescentando o cuidado da mamografia, pois a cada sinal de alteração já poderá procurar a unidade para um atendimento mais especializado”, explicou a Técnica de Enfermagem, Ana Cláudia Bruinsma.

A Técnica de Enfermagem Franciele Renosto completou dizendo que normalmente “elas não sabem fazer a técnica correta no autoexame, então a proposta foi colocar elas na frente do espelho e mostrar toda a técnica corretamente. Como se apalpar para fazer o autocuidado. O resultado foi muito bom”, avaliou.

Fonte: Secom.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px